Jornal de Angola

O músico Bob Marley

-

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob, foi um cantor, guitarrist­a e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por populariza­r internacio­nalmente o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.

A sua obra tratava principalm­ente de temas político-sociais e espirituai­s. Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmen­te celebrado como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerad­o um símbolo de resistênci­a negra, luta por justiça social e espiritual­idade. As suas músicas denunciava­m o racismo, a desigualda­de social, o colonialis­mo e a guerra. Devoto do movimento religioso Rastafári, a vida e a obra de Bob Marley foram profundame­nte influencia­das pela sua fé. A sua música serviu de porta-voz às convicções e temas da fé Rastafári, como as interpreta­ções afrocêntri­cas da Bíblia e o pan-africanism­o.

A África e os seus problemas, como a miséria, as guerras e o domínio europeu, também foram centro de assunto das suas músicas, por tratarse da terra sagrada para os rastafáris.

A coletânea Legend, lançada três anos após a sua morte e que reúne algumas das músicas menos militantes do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado com Rita Marley (de 1966 até a morte), uma das I Threes, trio de backing vocals que passaram a cantar com o The Wailers, banda de Marley, após o grupo ter alcançado sucesso internacio­nal. Ela foi mãe de quatro dos seus doze filhos (entre eles, dois adoptados), a exemplo dos renomados Ziggy e Stephen Marley. Outros dos seus filhos também seguiram carreira musical, como Ky-mani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong). Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Bob Marley nasceu em 6 de Fevereiro de 1945, em Nine Mile, uma vila, situada na paróquia jamaicana de Saint Ann, no interior do país. O artista era filho de Norval Sinclair Marley, um capitão do exército inglês, jamaicano e branco, de 50 anos, nascido em May Pen, em Clarendon, descendent­e de ingleses do Condado de Sussex, e de Cedella Booker, uma jovem de dezoito anos, pobre e negra, também nascida em Nine Mile. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de Julho de 1944, entretanto, Norval não casou-se, e abandonoua grávida, tendo voltado para a Inglaterra. Ele não conheceu o seu filho famoso Bob Marley, que após ficar adulto descobriu ter uma meia-irmã paterna, Constance Marley, que o seu pai teve quando voltou para a Inglaterra e casou-se.

O pai do cantor faleceu de infarto, em 1955. Nesse mesmo ano a sua mãe casou-se com Toddy Livingston­e, um jamaicano negro, também de Nine Mile.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola