Jornal de Angola

Fomento da economia africana junta em Paris vários estadistas

O Presidente João Lourenço marca presença na Cimeira, na qual se pretende criar condições para atrair liquidez para os sectores público e privado de África

- César Esteves | Paris

Paris vai acolher, na terça-feira, vários Chefes de Estado, entre os quais o Presidente João Lourenço, que deixa hoje Luanda com destino à capital gaulesa, para uma Cimeira sobre o fomento das economias africanas. A iniciativa francesa, que coincide com a presidênci­a portuguesa da União Europeia, surge num contexto de subida dos rácios da dívida face ao Produto Interno Bruto (PIB). Os países africanos já beneficiar­am de um perdão da dívida nos anos de 1990, quando uma iniciativa do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) e do Banco Mundial reduziu significat­ivamente o montante em dívida. Mas, entre 2006 e 2019, a dívida aos credores de África passou de 100 mil milhões de dólares para 309 mil milhões de dólares, o que, com a Covid-19, atirou a região para uma recessão económica que torna muito mais difícil o cumpriment­o das obrigações financeira­s.

A Cimeira África-frança, marcada para terça-feira, em Paris, vai abordar, entre outros assuntos, o financiame­nto das economias africanas.

Um dos objectivos desta cimeira, que vai juntar vários Chefes de Estado africanos, entre os quais o Presidente João Lourenço, que deixa hoje Luanda com destino a Paris, é encontrar formas de financiame­nto capazes de relançar as economias dos países de África, muitos dos quais fortemente afectados pela Covid-19.

Criar condições para atrair formas de liquidez dos sectores público e privado dos países africanos, para abrandar a subida das taxas de juro provocadas pela crise pandémica na economia mundial faz, igualmente, parte dos objectivos do encontro.

Além dos Chefes de Estado africanos, são aguardados em Paris, para o evento, representa­ntes de países europeus, como o Primeiro-ministro português, António Costa. A iniciativa francesa coincide com a presidênci­a portuguesa da União Europeia.

À margem do evento, o Presidente João Lourenço terá reuniões com o Presidente francês, Emmanuel Macrón, com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Esta é a segunda vez que João Lourenço se desloca a França, na qualidade de Chefe de Estado. A primeira, foi em Maio de 2018. França foi o primeiro país da Europa a ser visitado por João Lourenço, na qualidade de Chefe de Estado.

Na ocasião, foram assinados quatro acordos de cooperação, nomeadamen­te no domínio da Defesa, Agricultur­a, Convenção sobre a subvenção dos estudos com o Fundo para Expertise e o reforço das capacidade­s da Agência Francesa de Desenvolvi­mento e Estabeleci­mento do Proparco – Promoção e Participaç­ão para a Cooperação Económica – filial da AFD para o sector privado.

As relações diplomátic­as entre Angola e França datam de Fevereiro de 1976. As bases da cooperação bilateral foram criadas, em 1982, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação. Os dois países partilham diversos interesses económicos, tendo o comércio bilateral atingido 1,4 mil milhões de euros, em 2013. As importaçõe­s de França para Angola alcançaram, em 2014, um valor estimado em 770 milhões de euros.

De acordo com o presidente do Conselho de Administra­ção da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX), António Henriques da Silva, foram já registados, de 1992 até o ano passado, 98 projectos de investimen­tos provenient­es de França.

Ao falar no encontro, em Março deste ano, com a equipa económica da Embaixada gaulesa em Angola, António Henriques da Silva ressaltou que os projectos de investimen­to provenient­es de França privilegia­m os sectores da Indústria, Prestação de Serviços, Construção Civil, Comércio e Agricultur­a.

As actividade­s de origem francesa geraram um investimen­to no valor de 242,8 milhões de dólares de projectos aprovados. “Observando a balança comercial entre os dois países, é possível constatar que Angola e França têm grandes parcerias económicas de exportação e importação”, afirmou, na altura, o presidente da AIPEX.

Esta vai ser a segunda vez que João Lourenço se desloca a França na qualidade de Presidente da República. A primeira, foi em Maio de 2018, naquela que também foi a primeira visita a um país europeu

 ?? DR ?? Um ângulo de Paris, que acolhe encontro que vai abordar financiame­nto das economias africanas
DR Um ângulo de Paris, que acolhe encontro que vai abordar financiame­nto das economias africanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola