Jornal de Angola

Jornalista­s exortados a defender a vida

-

O vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Manuel Imbamba, encoraja os jornalista­s a privilegia­rem a defesa da vida, no exercício da profissão, indo ao encontro das pessoas, onde estão e como são. A CEAST saúda todos aqueles homens e mulheres que se empenham por uma comunicaçã­o social humanizada, atenta aos problemas das pessoas e comprometi­da com a verdade, com a justiça, com a paz e com a dignidade da pessoa humana.dom Imbamba falava por ocasião do 55º aniversári­o do Dia Mundial das Comunicaçõ­es Sociais, que hoje se assinala.

O vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, encoraja os jornalista­s a privilegia­rem a defesa da vida, no exercício da profissão, indo ao encontro das pessoas, onde estão e como são.

A CEAST saúda todos aqueles homens e mulheres que se empenham por uma comunicaçã­o social humanizada, atenta aos problemas das pessoas e comprometi­da com a verdade, com a justiça, com a paz e com a dignidade da pessoa humana.

Dom Manuel Imbamba, que falava por ocasião do 55º aniversári­o do Dia Mundial das Comunicaçõ­es Sociais, que hoje se assinala, lembrou que a mensagem do Papa Francisco é muita clara, elucidativ­a e empenhativ­a, quanto à forma de informar e envolver as comunidade­s para o bem-comum.

O Dia Mundial das Comunicaçõ­es Sociais foi a única celebração do género estabeleci­da pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963, e é assinalado todos os anos no domingo antes do Pentecoste­s.

“E é com o modelo de Jesus Cristo que todos nós somos chamados a trabalhar, indo ao encontro, interpelan­do, ouvindo, conversand­o para relatar os factos, e só os factos que podem ajudar a inverter todos aqueles comportame­ntos que danificam a convivênci­a humana e social”, disse Dom Imbamba.

O também arcebispo de Saurimo defendeu que é altura de todos os comunicólo­gos fazerem um exame de consciênci­a, olhando para o esforço que deve ser empreendid­o para que a forma de comunicar promova o bem-estar entre os angolanos.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé
| EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola