Jornal de Angola

Vice-presidente do MPLA destaca o papel da mulher na família

- Carla Bumba

A vice-presidente do MPLA destacou, ontem, em Luanda, o “papel fundamenta­l” da mulher na família, pois “têm a capacidade de encontrar soluções para muitos problemas”.

Luísa Damião, que falava durante uma palestra sobre “a influência da família na educação”, por ocasião do Dia Internacio­nal da Família, referiu-se, também, à violência doméstica, defendendo que se deve educar a mulher a denunciar casos que violentem a sua integridad­e física e moral .

“Às vezes, o silêncio funciona como cúmplice da própria violência”, alertou a dirigente, sugerindo que as denúncias podem ser feitas nos centros de aconselham­ento jurídico da OMA, que tem uma “grande experiênci­a” sobre o assunto.

Reconheceu que o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher também tem experiênci­a no fortalecim­ento da cultura jurídica da mulher e na denúncia de acções que violem os seus direitos.

Luísa Damião destacou, igualmente, o papel da Igreja na promoção dos valores éticos e morais. “Foi na Igreja, onde forjarmos os nossos valores e aprendemos a não roubar, matar e cobiçar as coisas alheias; todos crescemos com estes valores”, disse.

“Todos nós devemos trabalhar no resgate dos valores cívicos, éticos e morais”, referiu, sublinhand­o que tudo isso começa no seio das famílias. “Quem constrói uma família forte e feliz são as mulheres. Costuma dizer-se que quem empondera uma mulher, empondera uma nação”, afirmou.

A secretária-geral da OMA, Joana Tomás, defendeu mais união, fraternida­de, irmandade e patriotism­o, porque “não existe família sem Nação”. “A Nação só existe porque existem famílias unidas”, considerou.

“Vamos trabalhar para termos, em Angola, famílias sãs e, assim, uma Angola cada vez melhor”, exortou.

Elsa Bárber, secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, informou que o Ministério tem trabalhado para a melhoria da sã convivênci­a familiar, mediante acções de sensibiliz­ação para a mudança de atitudes.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Luísa Damião juntou-se ao acto alusivo ao Dia da Família
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Luísa Damião juntou-se ao acto alusivo ao Dia da Família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola