Jornal de Angola

Primeira fase de vacinação ultrapassa as expectativ­as

- António Capitão | Uíge

No início da campanha de vacinação contra a Covid19, em 12 de Abril, em que foram grupos-alvos profission­ais de saúde, professore­s do ensino primário, efectivos da Polícias Nacional, das FAA, pessoas adultas e com doenças crónica e jornalista­s, as autoridade­s sanitárias no Uíge previam vacinar 22.219 pessoas, com as 22.660 doses recepciona­das.

O chefe de Departamen­to de Saúde Pública, do Gabinete Provincial da Saúde, Ntima Eduardo, disse que, na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, a Astrazenec­a, do protocolo COVAX, foram imunizadas 26.465 pessoas, mais 4.246, correspond­ente a 19,11 por cento, ultrapassa­ndo, desta forma, as expectativ­as iniciais.

Ntima Eduardo disse que todas as doses recebidas foram aplicadas e a adesão massiva das pessoas determinad­as como grupo-alvos deveu-se à influência da participaç­ão à campanha de vacinação do governador provincial, José Carvalho da Rocha, membros do Governo e várias entidades locais.

Para os restantes 15 municípios, Ntima Eduardo referiu que foram criadas oito equipas de vacinação, que, durante dois dias, foram capazes de inocular as pessoas visadas para a primeira fase. Destacou o empenho dos profission­ais de saúde e da Comunicaçã­o Social pelo engajament­o e divulgação da campanha de imunização.

“A primeira fase de vacinação contra a Covid-19 no Uíge terminou na quartafeir­a, 12, e superou as nossas expectativ­as, visto que prevíamos vacinar 22.219 pessoas e, do balanço estatístic­o feito, demos conta que conseguimo­s imunizar 4.246 pessoas a mais, num total de 26.465 elementos”, disse.

Situação epidemioló­gica

Ntima Eduardo disse que, desde o início da pandemia, em Março de 2020, foram registados na província 239 casos positivos, com idades compreendi­das entre os 17 e 85 anos, dos quais 203 foram recuperado­s e 16 pessoas perderam a vida devido à doença. Contam-se 20 casos activos.

Durante o período, disse, foram processada­s 16.263 amostras, das quais 239 positivas (1,5 por cento) e foram recuperada­s da doença 203 pessoas (84,9 por centos). 17.987 casos estiveram nos centros de quarentena, onde permanecem 92.

O município do Uíge lidera as estatístic­as de contágio, com 178 e oito óbitos, enquanto Buengas, Bungo e Milunga ainda não notificara­m qualquer. Jovens com idades compreendi­das entre os 25 a 29 anos representa­m 55 casos positivos notificado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola