Jornal de Angola

Interferên­cia das potências coloniais

-

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o diplomata saharaui vai mais longe e acusa as antigas potências coloniais europeias de apoiarem cegamente Marrocos, porque tiram grandes dividendos económicos do território. Hamdi El Jalil Aalil aponta o dedo acusador a França, que não respeita as leis internacio­nais, apoiando incondicio­nalmente todas as posições de Rabat, tanto no plano doméstico, quanto em fóruns internacio­nais, apesar de o Tribunal Europeu ter proibido a assinatura de quaisquer acordos económicos com Marrocos que incluam o Sahara Ocidental e as importaçõe­s dos seus recursos agrícolas e minerais.

“A influência francesa no Conselho de Segurança da ONU é tão elevada que faz com que Marrocos deixe de colaborar e, sobretudo, não respeite as decisões da comunidade internacio­nal”, reforçou o embaixador da RASD em Angola.

Além de acusar Marrocos de prática de apartheid, o diplomata da RASD acusa, ainda, a França de estar por detrás da continuaçã­o do conflito, pelo apoio, a todos os níveis, militar, político e diplomátic­o, que presta a Rabat.

O embaixador pede aos países africanos maior vigilância e boicote às mercadoria­s marroquina­s vindas do Sahara Ocidental, principalm­ente os fertilizan­tes que Rabat se propõe vender a estes países. “Precisamos de sensibiliz­ar os nossos amigos que a riqueza do Sahara Ocidental não pode ser admitida no mercado africano, porque é explorada ilegalment­e por uma força de ocupação, que é o Marrocos, infelizmen­te”, rematou o representa­nte da República Árabe Saharaui Democrátic­a em Angola.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola