Jornal de Angola

Nyusi pede reforço da acção contra rebeldes

-

O Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, apelou, ontem, às Forças de Defesa e Segurança (FDS) para o reforço da coordenaçã­o no combate à violência armada no Norte e Centro do país, defendendo o “rápido restabelec­imento” da estabilida­de nas duas regiões.

“Urge a necessidad­e do reforço da acção e coordenaçã­o conjunta por forma a lograrem-se melhores resultados operativos, sem descurarem a implementa­ção de medidas de protecção de pessoas vulnerávei­s que se encontram nas áreas em conflito”, exortou Nyusi.

Ochefedoes­tadomoçamb­icano falava num encontro com oficiais da Polícia da República de Moçambique (PRM), por ocasião da passagem do 46.º aniversári­o da criação da corporação, que se assinala no próximo dia 17.

Filipe Nyusi sublinhou que “os moçambican­os merecem viver em paz e segurança” devendo os membros da PRM “no activo e mesmo na reserva aprimorar a disciplina e rigor e intensific­ar as acções operativas em todas as frentes”.

As FDS, prosseguiu, devem empenhar-se no combate aos grupos armados que protagoniz­am ataques no Norte do país e à chamada Junta Militar da Renamo, que actua na região Centro.

Além da violência armada, o Estado moçambican­o deve enfrentar os desafios da criminalid­ade organizada, tráfico de pessoas e de drogas, bem como os delitos económicos, incluindo o branqueame­nto de capitais, acrescento­u.

“Mostra-se premente que se prossiga a reflexão interna sobre as formas de intensific­ação e aperfeiçoa­mento da formação e especializ­ação dos diversos profission­ais para ajustá-los às novas manifestaç­ões criminais”, declarou Filipe Nyusi.

 ?? DR ?? O Presidente defende rápido restabelec­imento da segurança
DR O Presidente defende rápido restabelec­imento da segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola