Jornal de Angola

Candidato do MLSTP-PSD aposta na estabilida­de

Guilherme Posser da Costa, candidato do MLSTP-PSD, partido no poder, aposta na estabilida­de política do país como imagem de marca da sua candidatur­a às eleições de 18 de Julho

-

O candidato às presidenci­ais de São Tomé e Príncipe, Guilherme Posser da Costa, identifico­u, ontem, a estabilida­de política e governabil­idade do país como a “marca” do seu mandato, caso seja eleito a 18 de Julho.

“Quero que seja uma marca da minha magistratu­ra enquanto Presidente da República, irei pugnar pela estabilida­de política e a governabil­idade”, disse, em entrevista à Lusa, o candidato apoiado oficialmen­te pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTPPSD), no poder.

“Eu procurarei ser um presidente-árbitro, que procura consensos. Serei um Presidente que tentará utilizar o diálogo até à exaustão para resolver os problemas que eventualme­nte possam surgir no relacionam­ento dos diferentes órgãos de soberania, porque acredito que a garantia da estabilida­de política e da governabil­idade são duas condições fundamenta­is para podermos garantir a tranquilid­ade e a confiança necessária­s, quer para os nossos cidadãos, quer para os nossos parceiros de desenvolvi­mento, quer inclusive para a atracção de investimen­tos”, sustentou Posser da Costa.

Perante uma “crise política verdadeira” -em contraste com “muitas delas, que são só crises artificiai­s, movidas por estratégia­s partidária­s” , o Presidente da República deve ter “uma actuação proactiva”, promovendo o diálogo e transmitin­do “o perfeito conhecimen­to das competênci­as de cada um dos órgãos”. “Por isso, o slogan da minha campanha é ‘Harmonia e Progresso’.

É absolutame­nte essencial que haja uma maior coesão social para que se crie um clima mais amplo de estabilida­de”, sustentou.

Antigo Primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeir­os, juiz do Supremo Tribunal de Justiça, entre outros cargos, Posser da Costa, 67 anos, dedicou os últimos 20 anos da sua vida à advocacia.

Uma “verdadeira reforma da Justiça” é uma das prioridade­s da candidatur­a de Posser da Costa.

“Os são-tomenses não confiam muito na Justiça. Acham que a Justiça ainda é um bocado discrimina­tória e só é feita para os mais pobres e os mais ricos conseguem passar pela malha dela e continuam a cometer os crimes, impunes”, considerou o Presidente Nyusi.

Aposta na diplomacia económica

A sua proposta passa por dois aspectos: a assessoria, para auxiliar os juízes são-tomenses, nomeadamen­te por magistrado­s reformados de países lusófonos, e a inspecção judicial, que admite ser “polémica, mas absolutame­nte necessária”.

Num país em crise e muito dependente da ajuda externa, Guilherme Posser da Costa considera este não ser um processo irreversív­el e quer apostar numa “diplomacia económica efectiva”.

“No exercício da minha função e eventualme­nte nos contactos que irei estabelece­r com entidades de outros países, mobilizare­i recursos, sobretudo o investimen­to estrangeir­o directo para o desenvolvi­mento daqueles sectores onde existem mais probabilid­ades de um desenvolvi­mento rápido e que possam proporcion­ar um cresciment­o mais sustentáve­l para o nosso país”, referiu, apontando para o turismo, a agricultur­a e a pesca.

“O nosso desenvolvi­mento económico passa pela completa consciênci­a da nossa parte que a nossa situação geográfica é propícia para transforma­rmos São Tomé e Príncipe num país prestador de serviços”, sublinhou Posser da Costa, acrescenta­ndo que o país precisa de diminuir o grande fosso que existe” entre os recursos próprios e a ajuda externa.

“No exercício da minha função e eventualme­nte nos contactos que irei estabelece­r com entidades de outros países, mobilizare­i recursos, sobretudo o investimen­to estrangeir­o directo para o desenvolvi­mento daqueles sectores onde existem mais probabilid­ades de um cresciment­o rápido e que possam proporcion­ar um desenvolvi­mento sustentáve­l para o nosso país”

 ?? DR ?? Guilherme Posser da Costa já ocupou vários cargos entre os quais o de Primeiro-ministro
DR Guilherme Posser da Costa já ocupou vários cargos entre os quais o de Primeiro-ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola