Jornal de Angola

Selecção de xadrez falha viagem por falta de lugares na aeronave

- António Cristóvão

A Selecção Nacional de Xadrez falhou, ontem, a viagem para a cidade de Lilongwe, Malawi, por falta de lugares no voo da companhia aérea de bandeira, a TAAG. A informação foi revelada, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, pelo vice-presidente da Federação da modalidade (FAX), António Assis, depois de abortado o embarque para a cidade de Joanesburg­o, onde o grupo faria escala para a capital malawi. “Não conseguimo­s viajar, porque estávamos na lista de espera no voo para Joanesburg­o. Aguardamos até ao último minuto, mas não tivemos sucesso”, disse o dirigente, triste com o sucedido.

Em Lilongwe, os xadrezista­s deveriam competir, a partir de terça-feira, no Campeonato Africano Individual, também qualificat­ivo para o mundial, a disputar-se de 10 de Julho a 3 de Agosto, na cidade de Sochi, para o qual está qualificad­o o Mestre FIDE Sérgio Miguel, do Núcleo Ditrov (Viana) e “Número 1” do ranking angolano de xadrez.

“É uma infelicida­de para o xadrez nacional, porque os nossos jogadores perderam a oportunida­de de lutar pelo título de Grande Mestre”, lamentou António Assis.

Além de Sérgio Miguel, a Selecção Nacional era constituíd­a pelos MI David Silva (Núcleo Ditrov), MIF Esperança Caxita (1º de Agosto) e Ednásia Júnior (Macovi Sport Club).

De acordo com a recente actualizaç­ão do Regulament­o do Campeonato do Mundo FIDE'2021, Angola, África do Sul, Argélia, Egipto, Líbia, Marrocos, Nigéria, Uganda, Tunísia, Zâmbia e Zimbabwe foram escolhidos para o africano. A competição de Lilongwe apura mais quatro xadrezista­s do continente para o mundial de Sochi.

A chegada das delegações desportiva­s para a competição está marcada para amanhã à tarde. A reunião técnica realiza-se na terça-feira, às 10h00, no Golden Peacock Hotel, no centro de Lilongwe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola