Jornal de Angola

Angola e Indonésia criam Comissão Económica mista

Os dois países realizam, em Agosto, uma reunião bilateral, que vai passar em revista os acordos assinados em 2017

- Ana Paulo

Angola e a Indonésia podem assinar um acordo de Institucio­nalização da Comissão Económica Bilateral, durante a Reunião Bilateral sobre Consultas Políticas, a decorrer em Agosto deste ano, informou, ontem, em Luanda, o director da Direcção Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores, Clemente Camenha.

Em declaraçõe­s à imprensa, à margem do Fórum Económico de Cooperação Angola e Indonésia, uma iniciativa conjunta do Ministério das Relações Exteriores de Angola e do Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Indonésia, Clemente Camenha referiu que a reunião bilateral de Agosto vai passar em revista os acordos assinados em 2017 e outras acções pendentes.

Segundo Clemente Camenha, actualment­e Angola tem trabalhado com a República da Indonésia no sentido de os acordos assinados saírem do papel para a prática. "Pretende-se que as relações sejam mais dinâmicas e que cresçam de forma sustentada", sublinhou.

O diplomata angolano lembrou que Angola e a Indonésia assinaram, em 2016, alguns instrument­os jurídicos, entre os quais um Acordo Geral de Cooperação Económica, Cultural, Científica e Técnica, um Acordo no domínio da isenção de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço e um Acordo no domínio de Consultas Políticas. Foi, igualmente, assinado um Acordo entre as Câmaras do Comércio dos dois países.

Clemente Camenha lembrou, ainda, que em 2018 registou-se uma troca de mensagens entre os Chefes de Estado dos dois países, cujo conteúdo incidiu, sobretudo, na necessidad­e do reforço das relações bilaterais. "Daí a razão da realização do Fórum Económico de Cooperação Angola e Indonésia, de forma a dar ênfase nestes acordos já assinados", sublinhou o diplomata, que reconheceu que o fórum vai sustentar a velocidade nas pretensões dos dois países e quiçá levar o empresaria­do nacional para a Indonésia e vice-versa.

Relações comerciais

O Fórum Económico de Cooperação Angola e Indonésia, realizado no formato virtual, decorreu, segundo o quadro sénior do Ministério das Relações Exteriores, no intuito de estreitar as relações entre os dois países, com particular enfoque no desenvolvi­mento de infra-estruturas e outras indústrias estratégic­as.

Em relação a este aspecto, o director da Direcção Ásia e Oceânia sublinhou que Angola pretende trazer para o mercado nacional o empresaria­do indonésio, pois, "o país está numa fase da diversific­ação da economia, com a implementa­ção do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), de formas a não depender apenas das receitas do petróleo".

"A Indonésia tem muito para oferecer-nos quer do ponto de vista do conhecimen­to, da tecnologia e de investimen­tos directos à nossa economia", garantiu o diplomata.

Participar­am no evento representa­ntes do Ministério das Obras Públicas e Ordenament­o do Território e da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s de Angola (AIPEX).

Do lado da Indonésia, esteve o director geral para a Ásia, Pacífico e Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Indonésia, embaixador Abdul Kadir Jailan, que garantiu maior empenho no reforço da cooperação.

Participar­am ainda cerca de 30 empresas da Indonésia, das quais uma dezena pretende investir em Angola nos vários domínios, com destaque para o sector da Construção.

Angola tem trabalhado com a República da Indonésia no sentido de os acordos assinados saírem do papel para a prática

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Decorreu, ontem, no formato virtual, Fórum Económico de Cooperação Angola e Indonésia
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Decorreu, ontem, no formato virtual, Fórum Económico de Cooperação Angola e Indonésia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola