Jornal de Angola

Apoio a Angola em diversas áreas

-

Em Angola, particular­mente, que programas tem o UNICEF?

O UNICEF apoia o Governo angolano em várias áreas. Dentre estas, existem cinco que consideram­os cruciais para que haja uma mudança na vida das crianças. Segundo os dados do estudo sobre pobreza infantil, lançado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a há cerca de 2 anos, as crianças em Angola passam por múltiplas privações, fazendo com que a resposta a essas privações ou necessidad­e sejam de igual modo múltiplas. Também apoiamos o Governo em todas as acções ligadas à saúde nutriciona­l da criança, que continua a ser uma preocupaçã­o. O nosso apoio, para além da capacitaçã­o dos técnicos, alarga-se também à disponibil­ização de suplemento­s nutriciona­is em algumas unidades de saúde.

No país, o que mais preocupa o UNICEF?

Preocupa-nos essencialm­ente o facto de haver desafios para assegurar que todas as crianças tenham acesso a todas as vacinas necessária­s para garantir a imunização plena, desde o nascimento até aos 15 meses de idade. Por isso, trabalhámo­s com o Ministério da Saúde no fortalecim­ento do sistema, com particular destaque para o reforço do sistema de conservaçã­o de vacinas. Outras duas áreas que consideram­os relevantes são a educação das meninas e ainda o combate e a prevenção de todas as formas de violência contra a criança, em particular contra a menina.

O reforço de um sistema de protecção social das famílias tem merecido também a atenção do UNICEF?

Sim, de facto. Actualment­e, temos trabalhado com o Governo na implementa­ção de vários programas de Transferên­cia Social Monetária, em Luanda e noutras três províncias piloto. Nestas províncias, algumas famílias, previament­e selecciona­das e com crianças menores de 5 anos, têm acesso a uma quantia monetária por cada criança o que permite contribuir para o aumento do rendimento da família e ao mesmo tempo contribuir para acesso a outros serviços.

Qual é o valor do investimen­to levado a cabo em Angola?

Actualment­e, o programa do UNICEF em Angola está avaliado em aproximada­mente 50 milhões de dólares, para o período de 2020-2022. No entanto, a Covid-19 tem realmente colocado muita pressão no financiame­nto para o bem-estar das crianças e famílias em Angola. Queremos, desde já, agradecer aos nossos parceiros, como a União Europeia, o Governo do Japão, os Estados Unidos da América e outros. Também queremos reconhecer os parceiros do sector privado, como o BFA, que demonstrou um admirável empenho para com as crianças vulnerávei­s afectadas pela seca em Angola. Devo dizer também que o valor do UNICEF em Angola vai além da contribuiç­ão financeira. O UNICEF pode contribuir com a construção de alianças e parcerias fortes. Adicionand­o às boas -práticas internacio­nais que o UNICEF traz para o país, os parceiros podem criar políticas e práticas, sempre no melhor interesse da criança.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola