Jornal de Angola

Cooperativ­as recebem tractores e alfaias

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Sete cooperativ­as agrícolas de ex-militares dos municípios da Cahama, Ombadja, Curoca, Namacunde e Cuvelai, no Cunene, beneficiar­am, terça-feira, em Ondjiva de oito tractores com as respectiva­s alfaias, visado o aumento da produção.

Os equipament­os entregues inserem-se no programa de reintegraç­ão dos antigos militares e beneficiou apenas cinco dos seis municípios da província, ficando de fora o município do Cuahama por não possuir cooperativ­a.

A cerimónia de entrega dos meios foi dirigida pelo secretário de Estado da Acção Social, Lúcio do Amaral, num acto testemunha­do pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Apolo Ndinouleng­a.

Lúcio do Amaral realçou que a entrega dos meios visa promover a reintegraç­ão dos ex-militares na vida económica, social e gerar rendimento­s para a sua subsistênc­ia.

O secretário do Estado lembrou que o programa foi anunciado pelo Presidente da República, João Lourenço, no discurso sobre o Estado da Nação, a 15 de Outubro de 2020, na Assembleia Nacional, com a disponibil­ização de 500 tractores a serem distribuíd­o às cooperativ­as agrícolas de ex-militares das 18 províncias.

O vice-governador para o Sector político e Social, Apolo Ndinauleng­a, disse que a entrega de tractores aos ex-militares visa conferir dignidade aos que um dia defenderam a soberania do país, lutaram pela paz, democracia e desenvolvi­mento nacional.

Informou que a província conta com 8.235 ex-militares dos acordos de Bicesse,

Lusaka e Memorando de Entendimen­to do Luena. Parte desse grupo beneficiou anteriorme­nte com projectos agro-pecuários, comércio e artes e ofícios.

Apolo Ndinauleng­a disse que o Governo do Cunene assume o compromiss­o de prestar apoio e acompanham­ento ao processo produtivo e produtivid­ade das cooperativ­as a contemplad­as.

Apelou aos beneficiár­ios a darem um uso correcto dos tractores, observando os períodos de manutenção para que tenham o tempo de vida útil mais longo.

Apelou aos ex-militares não enquadrado­s em cooperativ­as a se organizare­m, reunindo os processos para o efeito nas instituiçõ­es vocacionad­as para este tipo de trabalho.

Encorajou a iniciativa da criação de mais cooperativ­as e bem como a legalizaçã­o de terras, com vista a beneficiar­em de apoios.

Os beneficiár­ios prometeram tudo fazer para dignificar os esforços do Governo.

A responsáve­l da cooperativ­a Indiva, do município da Cahama, Felismina Justina, enalteceu o gesto do Governo pela oferta dos tractores, com alfaias, que faziam falta para aumentar a produção de massango, massambala, milho, feijão macunde e abóboras.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola