Jornal de Angola

Presidente da Huawei para a África recebido na Cidade Alta

- César Esteves

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu, ontem, na Cidade Alta, o presidente para a África Subsaarian­a da empresa chinesa Huawei, Chen Lei, com quem abordou, entre outros assuntos, as contribuiç­ões da multinacio­nal em Angola.

No termo da audiência, o CEO da empresa em Angola, Chu Xiaxin, que também integrou a delegação, avançou à imprensa que a ocasião serviu, igualmente, para abordar a questão relacionad­a com o desenvolvi­mento da economia digital em Angola. "Dois factores essenciais determinam o desenvolvi­mento da economia digital: as infra-estruturas na área de Telecomuni­cação e a existência de talentos", destacou.

A operadora de telecomuni­cações chinesa Huawei está a construir, em Talatona, Luanda, um Parque Tecnológic­o com escritório­s, centros de treinament­o e alojamento para treinar jovens talentosos em novas tecnologia­s. O empreendim­ento, cuja conclusão e funcioname­nto está previsto para o próximo ano, está orçado em mais de 60 milhões de dólares.

O ministro das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o, Manuel Homem, visitou as obras no mês passado, tendo, na ocasião, recebido dos responsáve­is garantias de que o Parque vai mesmo estar totalmente concluído e em funcioname­nto no próximo ano.

A Huawei adopta a tecnologia 5G e quer contribuir para a transforma­ção digital em África. Seis países africanos já adoptaram a solução 5G, que poderá ser aplicada também em Angola.

Em telecomuni­cações, 5G correspond­e ao padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga. As empresas de telefonia celular começaram a implantá-la em todo o mundo no final do ano de 2018.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola