Jornal de Angola

Especialis­tas propõem mais escolas inclusivas

- Edna Mussalo

Os especialis­tas que participar­am na segunda edição do webinar defenderam, de uma maneira geral, a criação de mais escolas inclusivas no país, face ao número reduzido destas instituiçõ­es.

Os especialis­tas trocaram as suas experiênci­as e reconhecer­am a necessidad­e do país investir mais em estudos e num trabalho multidisci­plinar, de forma a se dar melhor resposta aos problemas relacionad­os à dislexia, autismo, bem como outros transtorno­s.

Os especialis­tas de Portugal e Brasil falaram sobre as causas da dislexia, sintomas, diagnóstic­o e formas de tratamento, apresentan­do exemplos e realidades dos respectivo­s países. O médico angolano especialis­ta em Neurologia Clínica infantil Walter Diogo apontou a necessidad­e de um maior investimen­to e formação de quadros especialis­tas na área, tendo em conta a existência de apenas cerca de quatro em Luanda, além da elaboração de uma estatístic­a onde constem crianças com transtorno­s de dislexia e outros.

Durante o webinar, foi ainda analisado o papel do educador na primeira infância, para a identifica­ção precoce das necessidad­es especiais em crianças, adolescent­es e jovens. O encontro foi destinado aos educadores da primeira infância, médicos, sociedade civil e famílias angolanas e contou com especialis­tas nas áreas de Sociologia, Neurologia, Psicopedag­ogia.

A iniciativa é do Gabinete da Primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, em parceria com a Faculdade de Serviço Social da Universida­de de Luanda e a Escola Superior de Educação Paula Frassineti, de Portugal.

A primeira conferênci­a ocorreu a 26 de Novembro de 2019, sob o lema "O contributo do assistente social, do educador social e do educador de infância para a cidadania, equidade e qualidade do ensino”.

Pretende-se, com esta conferênci­a, fomentar a troca de experiênci­as entre especialis­tas angolanos, portuguese­s e brasileiro­s, além de identifica­r as áreas cruciais para o estabeleci­mento de uma cooperação entre as instituiçõ­es de ensino e os profission­ais que actuam nestas áreas.

Webinar é um seminário online, em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interacção da audiência via chat. As principais plataforma­s de Webinário são Youtube Live, Webinarjam e Gotowebina­r.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola