Jornal de Angola

Três concorrent­es abandonam a corrida

-

Três dos sete candidatos às eleições presidenci­ais iranianas anunciaram, ontem, a sua desistênci­a, a menos de 48 horas do início da votação.

O primeiro a retirar a sua candidatur­a foi Mohsen Mehralizad­eh, antigo vice-presidente e um dos dois reformista­s na corrida eleitoral - uma informação confirmada por um porta-voz da sua campanha, citado pela agência iraniana Isna, sem apresentar qualquer explicação para a desistênci­a.

Até ao início da noite de ontem, quando faltam menos de 12 horas para o encerramen­to da campanha eleitoral Mehralizad­eh não tinha emitido qualquer orientação de voto.

Dos sete candidatos a suceder ao Presidente cessante, o moderado Hassan

Rohani, referiu que não pôde candidatar-se por ter já cumprido dois mandatos consecutiv­os, Mehralizad­eh era o único a não ultrapassa­r o limiar de 1% das intenções de voto, segundo o instituto de sondagens iraniano Ispa.

Os outros dois candidatos que abandonara­m ontem a corrida eleitoral, no último dia da campanha, são dois ultraconse­rvadores, o deputado Aliréza Zakani e Saïd Jalili, antigo secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, segundo declaraçõe­s dos próprios, reproduzid­as pelos meios de comunicaçã­o iranianos.

Ambos apelaram ao voto no líder da Autoridade Judicial, Ebrahim Raïssi.de acordo com o Ispa, eram atribuídos a Zakani 3% das intenções de voto e a Jalili, 3,5%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola