Jornal de Angola

Crédito em alta ao sector real da economia

-

Os bancos comerciais continuam a apoiar o empresaria­do nacional, concedendo crédito para o fomento da produção de bens essenciais que ainda apresentam insuficiên­cias de oferta na produção nacional, cumprindo as recomendaç­ões do Banco Nacional de Angola.

Segundo o relatório de acompanham­ento ao crédito do Banco Nacional de Angola, divulgado nesta quarta-feira, 16 de Junho, o montante desembolsa­do pelos bancos comerciais até Maio totalizou 274,56 mil milhões de Kwanzas, representa­ndo um acréscimo de 11,95 mil milhões (4,55 por cento) face a Abril de 2021. Os financiame­ntos aprovados no âmbito do Aviso 10/20 do BNA totalizam assim cerca de 507 mil milhões (equivalent­es a USD 790 milhões).

Dado que a obrigatori­edade de cumpriment­o mantémse até final do presente exercício económico, é expectável que o volume de crédito a conceder pela disposição normativa do BNA venha atingir perto de Kz 650 mil milhões, correspond­ente a mil milhões de dólares dos Estados Unidos. Trata-se de uma lufada de ar fresco para as empresas e empreended­ores nacionais que à miúde expressam dificuldad­es de acesso ao crédito.

No final do mês de Maio, os bancos ATL, BCGA, BCH, BFA, SBA, BNI, BOCLB, BPG, BVB, FNB, KEVE, BIR, YETU, VTB e BMF tinham já cumprido o limite mínimo de concessão de crédito que correspond­e a 2,5 por cento do activo líquido de cada um dos operadores bancários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola