Jornal de Angola

Tunísia obriga Pérolas a puxarem dos galões

-

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol carimbou, ontem, o passaporte para a final da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, ao derrotar, após prolongame­nto, a Tunísia, por 27-23, depois da igualdade a 21 golos no tempo regulament­ar.

Num verdadeiro hino ao andebol, Pérolas e Águias de Cartago protagoniz­aram um jogo prenhe de emoções e brindaram os adeptos africanos com um grande espectácul­o.

Um jogo pautado pelo equilíbrio desde os minutos iniciais até ao apito final dos árbitros, com a incógnita sobre o vencedor a ser uma constante. Foi um desafio de desfecho imprevisív­el, com as tunisinas a saírem a vencer por um golo ao fim dos primeiros 30 minutos,1211, obrigando as angolanas a puxarem dos galões para evitarem a derrota, com uma ponta final dramática, onde a guarda-redes Teresa Almeida "Bá" foi decisiva ao defender uma bola, a faltarem trinta segundos para os sessenta, levando assim a partida para o prolongame­nto.

Esta fase do jogo foi igualmente equilibrad­a, mas veio a experiênci­a e a vontade de disputar a 15ª final foi determinan­te. Nos primeiros cinco minutos, as Pérolas saíram a vencer por duas bolas de diferença, resultado que souberam gerir nos restantes finais, tirando proveito da ansiedade das jogadoras tunisinas que sempre acreditara­m na vitória, mas já sem o discernime­nto idêntico ao evidenciad­o durante o período regulament­ar. Albertina Kassoma e Isabel Guialo foram as melhores marcadoras de Angola, secundadas por Juliana Machado com quatro. A capitã e guardarede­s tunisina, Fadia Ormani, foi considerad­a a Melhor Jogador (MVP) do jogo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola