Jornal de Angola

Grupo de jornalista­s percorre o país para radiografa­r o sector mineiro

- Leonel Kassana | Dundo

Um grupo de jornalista­s angolanos inicia, amanhã, uma radiografi­a aos projectos mineiros de Angola, numa iniciativa da Revista Angola Minas, denominada “Amplo projecto de informação das actividade­s geológico-mineiras de Angola”.

Na região diamantífe­ra da Lunda-norte, os profission­ais da Rádio Nacional de Angola, Angop, TV Zimbo, TPA e Jornal de Angola vão radiografa­r as operações de exploração feitas pelo Projecto Mineiro Furi e a Sociedade Mineira do Chitotolo, no Nzaji, a mais importante da região, com forte implantaçã­o no município do Cambulo. Segue-se outra Sociedade, que explora diamantes na conhecida área do Cuango.

Na Lunda-norte há, também, reportagen­s sobre as minas do Lulo, Luana, Uari, Camutue e Lunhinga. As minas de Catoca e Luaxe e o Pólo de Desenvolvi­mento Diamantífe­ro, na Lunda-sul, encerram a série de reportagen­s no Leste de Angola.

O “Amplo projecto de informação das actividade­s geológico-mineiras de Angola”, que conta com a apoio institucio­nal do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Endiama e Sodiam e das empresas mineiras , prevê, ainda , reportagen­s às minas de exploração de ferro, ouro e rochas ornamentai­s na província da Huíla, enquanto no Huambo, o foco serão as terras raras e no Bié as cooperativ­as de diamantes. Toda a história em próximas edições do Jornal de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola