Jornal de Angola

Angola joga final inédita

Pérolas perseguem 14º troféu continenta­l na decisão frente às anfitriãs que buscam o primeiro título da história

- Amândio Clemente | Yaoundé

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol entra amanhã, no Palácio dos Desportos de Yaoundé, para disputar a 15ª final do Campeonato Africano das Nações, CAN, com o objectivo de erguer pela 14ª vez o troféu continenta­l, quando defrontar a similar dos Camarões.

Angola e Camarões venceram, ontem, Tunísia e Congo Brazzavill­e, nas meias-finais da competição, que decorre desde o dia 8 no Palácio dos Desportos. As anfitriãs venceram o Congo, por 22-21, ao passo que as Pérolas bateram a Tunísia, por 27-23.

Das catorze vezes que as Pérolas de África chegaram à decisão apenas uma vez não trouxeram a Taça para casa, mantendo um domínio iniciado em 1989, por uma geração onde despontava­m craques como Palmira Barbosa, Fábia Raposo, as irmãs Ceita, Ana Paula do Sacramento Neto, actual ministra da Juventude e Desportos, Paula Silva, entre outras, que se prolongou sem interrupçã­o, com o contributo de outras que se seguiram, até ao longínquo ano de 1991, que depois só voltaram a falhar uma final em 2014, quando ocuparam o terceiro lugar da competição, por culpa da Tunísia, que as afastou, relegando-as para o terceiro lugar, posto que também ocuparam em 1996, antes de iniciarem a saga vitoriosa e a conquista da hegemonia no continente.

Para chegar à 15ª presença na final Angola derrotou Cabo Verde, Congo, na fase preliminar, e República Democrátic­a do Congo. A Selecção venceu ontem, com muitas dificuldad­es, a aguerrida e jovem equipa da Tunísia, num jogo onde o triunfo só foi alcançado no prolongame­nto.

Ainda ontem, nas classifica­tivas do quinto ao oitavo lugar, a RD do Congo derrotou a Guiné, por 33-26, ao passo que o Senegal não teve trabalho extra para cilindrar a frágil Nigéria, por expressivo­s 3215. Hoje, RDC e Senegal disputam o quinto lugar, ao passo que Guiné e Nigéria batem-se pelo sétimo posto. O confronto entre senegalesa­s e congolesas democratas promete ser bastante competitiv­o entre duas selecções inicialmen­te apontadas como favoritas, ao passo que as guineenses são claramente favoritas ao triunfo.

Angola e Camarões venceram, ontem, Tunísia e Congo Brazzavill­e, nas meias-finais da competição, que decorre desde o dia 8 no Palácio dos Desportos

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Wuta Dombaxi (em posse da bola) teve boa prestação nas tarefas defensivas da equipa
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Wuta Dombaxi (em posse da bola) teve boa prestação nas tarefas defensivas da equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola