Jornal de Angola

Tribunal da Suécia condena São Vicente

-

O empresário angolano Carlos de São Vicente foi condenado, na quarta-feira, pelo Tribunal Arbitral de Estocolmo, na Suécia, ao pagamento das custas do processo de uma acção movida contra o Estado angolano. São Vicente está também obrigado a pagar os honorários dos advogados do Estado angolano.

O empresário angolano Carlos de São Vicente foi condenado, na quarta-feira, pelo Tribunal Arbitral de Estocolmo, na Suécia, ao pagamento das custas do processo de uma acção movida contra o Estado angolano.

De acordo com um comunicado da Procurador­ia-geral da República (PGR) de Angola, a acção de São Vicente tinha como finalidade o levantamen­to da apreensão que incide sobre os seus bens, no país e no estrangeir­o, bem como “a alteração da medida de coação pessoal de prisão preventiva aplicada ao requerente, em sede do processo-crime em que é arguido, em Angola”.

Em resumo, o empresário alegou ser “investidor estrangeir­o português”, cujos direitos fundamenta­is estariam “a ser violados pelo Estado angolano”.

Nas sessões de julgamento foram inquiridas as testemunha­s de São Vicente (os seus advogados angolanos, pertencent­es ao Escritório FBL Advogados) e as arroladas pelo Estado angolanos. Depois de analisados os documentos, foi proferida a decisão, com a data de 16 de Junho. Caíram todos os pedidos formulados pelo requerente, que foi condenado ao pagamento das custas do processo, incluindo os honorários dos advogados do Estado angolano.

Processo-crime em Angola

A PGR informa que o processo-crime em curso em Angola, em sede do qual São Vicente é arguido, prossegue a tramitação, aguardando julgamento. No comunicado, a Procurador­ia-geral da República reitera o compromiss­o com a defesa da legalidade e o respeito pelos direitos, liberdades e garantias fundamenta­is dos cidadãos, consagrado­s na Constituiç­ão da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola