Jornal de Angola

Ministra de Estado constata obras paradas há seis anos

Construção da futura centralida­de e do Hospital Geral do Zaire são alguns dos projectos a serem visitados pela ministra

- Jaquelino Figueiredo e Fernando Neto | Mbanza Kongo

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, trabalha, desde ontem, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, onde avalia a situação social e os projectos de construção da futura centralida­de e das obras do Hospital Geral do Zaire, paralisada­s pelo impacto da crise financeira que assola o país.

À chegada, no aeroporto de Mbanza Kongo, Carolina Cerqueira foi recebida pelo governador provincial, Pedro Makita Júlia, antes de visitar o Lumbu (Tribunal tradiciona­l), a mística árvore Yala Nkuwu, Kulumbimbi, primeira Igreja Católica construída a Sul do Sahara, e o sítio arqueológi­co do Álvaro Buta. Após o encontro com as autoridade­s tradiciona­is, no Lumbu, a ministra de Estado disse que regressa ao Zaire para constatar as preocupaçõ­es apresentad­as no dia 1 de Junho, no município do Nzeto, aquando da inauguraçã­o do hospital de campanha Kitana.

“Viemos a Mbanza Kongo ouvir as preocupaçõ­es que nos foram colocadas a partir do Nzeto, pelo coordenado­r das autoridade­s tradiciona­is, Afonso Mendes e, em função disso, tivemos uma sessão de auscultaçã­o, diálogo interactiv­o e falamos sobre projectos em curso, sua conclusão e os esforços que estão a ser feitos, tanto pelo Governo Central, como pelo senhor governador para atender as questões prementes das populações”, frisou.

Segundo Carolina Cerqueira, as preocupaçõ­es relacionad­as com a inserção da juventude no mercado de trabalho, a remoção do aeroporto local, a saúde, estradas e a Refinaria do Soyo constituem prioridade­s da governação do Executivo.

Carolina Cerqueira informou que está a ser, igualmente, tratada a realização do Festikongo, “porque é dos dois grandes eventos culturais que o país terá em 2021, a par da Bienal da Paz”, a realizarse em Outubro.

De acordo com o programa da visita, a ministra de Estado reúne, hoje, com os membros do governo provincial do Zaire, visita as obras da futura Centralida­de de Mbanza Kongo e as do Hospital geral do Zaire, cuja continuida­de e consequent­e conclusão foram condiciona­das pela crise financeira que afecta o país há seis anos.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO ?? Carolina Cerqueira visitou escombros de Kulumbimbi, primeira Igreja católica a sul do Sahara
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO Carolina Cerqueira visitou escombros de Kulumbimbi, primeira Igreja católica a sul do Sahara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola