Jornal de Angola

CPLP confirma Cimeira presencial em Luanda

-

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, teve, ontem, em Lisboa, na sede do secretaria­do da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um encontro de trabalho com o secretário executivo da organizaçã­o, embaixador Francisco Ribeiro Telles, garantindo que a Cimeira de Luanda decorrerá em Julho, no sistema presencial.

Acompanhad­o pelo embaixador do nosso país em Portugal, Carlos Alberto Fonseca e por vários directores, Téte António abordou com o secretário-executivo da CPLP assuntos relacionad­os com a assumpção, por parte de Angola, da presidênci­a rotativa da organizaçã­o, por ocasião da XIII Conferênci­a de Chefes de Estado e de Governo, prevista para 17 de Julho, em Luanda.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final do encontro, o chefe da diplomacia angolana garantiu que a Cimeira de Luanda decorrerá no formato presencial, salvaguard­ando todas as medidas de segurança exigidas face à pandemia da Covid-19. Sublinhou que Angola pretende dar sequência ao trabalho que vem sendo feito pelas anteriores presidênci­as, nomeadamen­te quanto ao acordo de mobilidade, dando atenção especial ao sector económico.

Para Téte António, o mais importante da livre circulação será a implementa­ção e a vontade política dos Estadosmem­bros em ratificar o documento para poder entrar, efectivame­nte, em vigor.

De acordo com o ministro, não faz sentido separar a mobilidade entre Estados e a importânci­a que tem o reforço da economia dos países que irão beneficiar dessa mobilidade, para todos serem beneficiad­os.

A presidênci­a angolana, anunciou, vai apostar no sector económico para, juntamente com a livre circulação, ser dos principais pilares de actuação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola