Jornal de Angola

Elisal promete rapidez e eficiência na recolha e transporte de resíduos

Cazenga é o município com maior dificuldad­e de se recolher o lixo durante a noite, por causa da delinquênc­ia

- Yara Simão

Ao inicio da noite começa a caminhada para o local de trabalho dos “guerreiros” da Elisal. Devido ao trabalho nocturno que prestam, alguns trabalhado­res aproveitam o dia para dormir e se recomporem do cansaço da noite.

João Alexandre trabalha na Elisal há mais de oito anos como colector de lixo. Afirma que gosta do trabalho que faz e não se envergonha de nada. “No princípio não gostava, mas sabendo que tenho filhos para sustentar, comecei a trabalhar e sinto-me orgulhoso”, disse com descontrac­ção

O entrevista­do do Jornal de Angola apela aos jovens que se encontram no desemprego para não se sentirem envergonha­dos em trabalhar na limpeza e recolha de lixo. As equipas de limpeza dão o melhor para salubridad­e da cidade de Luanda. Há equipas que começam a trabalhar às 7 horas e terminam às 16 horas. Estas equipas fazem a recolha dos contentore­s de 1.2, 1.100, 1.3, 5m³ e 7m³, em Luanda.

As equipas nocturnas estão divididas em grupo A e B. Começam a trabalhar às 19h30 minutos e terminam às 6 horas da manhã. Quando chegam a empresa encontram o mapa de circuito de como vão actuar nos municípios do Cazenga e Luanda.

O município do Cazenga tem sido a localidade com maior dificuldad­e de recolher o lixo durante a noite, por causa da delinquênc­ia. “Eu já fui assaltado e meus colegas também. Tem sido muito difícil para nós que estamos no turno da noite”, disse.

João Alexandre aponta ainda os resíduos vegetais como outra preocupaçã­o. Vários cidadãos efectuam poda de árvores e depositam-nas nos contentore­s de lixo, dificultan­do o trabalho. “Apelamos às administra­ções a terem em atenção esse detalhe”.

Aconselha que antes de se podar uma árvore, o cidadão deve se dirigir à administra­ção local, de acordo com as medidas do Governo Provincial de Luanda, para não correr o risco de ser multado por transgress­ão administra­tiva. “A Elisal tem feito muito na sua actividade diária.

Pedimos a máxima colaboraçã­o da população para fazer a deposição dos resíduos no horário normal, não colocando os resíduos de forma desordenad­a, porque tem havido muito transtorno na recolha”, precisou.

A missão, continuou, é tornar Luanda mais limpa e verde, por isso a aposta está também na manutenção dos espaços verdes. “Sabemos da necessidad­e de conservar os espaços verdes, potenciand­o um ambiente cada vez mais saudável, por isso, além da recolha de resíduos, a Elisal aposta fortemente no trabalho de embelezame­nto, corte de relva, poda e abate de árvore”.

A Elisal aumentou os contentore­s na via pública para permitir maior rapidez e qualidade na operação de recolha e transporte dos resíduos sólidos ao aterro sanitário. Actualment­e, a empresa é responsáve­l pela limpeza e recolha de resíduos no município do Cazenga, com 322 contentore­s, e a cidade Luanda, com 580.

No que concerne ao equipament­o existente, para um bom trabalho, conta com vários meios, com destaque para camiões compactado­res, camiões combinados, de sucção, camiões gruas, basculante­s, multibenne, Rool off Typer, mini-pá carregador­a, pá-carregador­a, tractores, grua de grande porte, camião cisterna, etc.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola