Jornal de Angola

FLN vence eleições legislativ­as na Argélia

-

A Frente de Libertação Nacional (FLN), o partido no poder na Argélia, venceu as eleições legislativ­as de sábado passado, num contexto de uma abstenção histórica e crise política, anunciou a Autoridade Nacional Independen­te das Eleições (ANIE), citada, ontem pela Lusa.

De acordo com os dados da ANIE, a taxa de participaç­ão não ultrapasso­u os 23 por cento, inferior à registada nos mais recentes escrutínio­s, um resultado muito fraco mas que diversos analistas consideram como “real”, ao contrário das taxas de participaç­ão da era do expresiden­te Abdelaziz Bouteflika. Em mais de 24 milhões de eleitores, a ANIE contabiliz­ou 5,6 milhões de votantes, e mais de um milhão de votos nulos.

No referendo de Novembro passado, a abstenção tinha atingido os 70 por cento, tendo agora aumentado para os 77 por cento.

Apesar deste alheamento da população, a vitória da FLN constitui uma surpresa, pelo facto de ser considerad­o como “moribundo” devido ao seu compromiss­o com o Presidente deposto Bouteflika, forçado a demitir-se em 2019 pelo ‘Hirak’- um inédito movimento de contestaçã­o que apelou ao boicote eleitoral com algumas forças da oposição -, mesmo que o partido mantenha uma longa tradição e implantaçã­o.

Ex-partido único e principal formação do anterior Parlamento, a FLN registou, no entanto, um importante recuo em número de lugares, indicam os primeiros números oficiais. Esta formação garantiu 105 dos 407 lugares de deputados, seguido pelos candidatos independen­tes com 78 assentos. A principal formação islamita do país legalizada, o Movimento da Sociedade para a Paz (MSP), alcançou a terceira posição com 64 lugares.

 ?? DR ?? As eleições registaram uma participaç­ão de 23 por cento
DR As eleições registaram uma participaç­ão de 23 por cento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola