Jornal de Angola

Indústria leiteira declara não estar preparada para importar a granel

-

A Associação das Indústrias Leiteiras de Angola (AILA) declara-se desprepara­da para importar leite a granel (big bags), no quadro do Decreto Executivo 63/21, de 17 de Março, em vigor desde terça-feira.

O director financeiro da AILA, Pedro Baptista, disse citado pela Angop que foi endereçada abundante correspond­ência ao Ministério da Indústria e do Comércio sobre a incapacida­de de importar, em comunicaçõ­es sempre suportadas por cartas dos fornecedor­es internacio­nais a declararem também não estar preparados para fornecer nesse formato.

“Não estamos preparados para receber big bags em leite, de modo que aguardamos que a indústria de empacotame­nto de leite possa ser abrangida com o regime de excepção, mas também não temos nenhuma confirmaçã­o”, afirmou, prevendo o abrandamen­to da oferta desse produto no país.

Essa medida das autoridade­s angolanas visa incentivar o fomento da indústria do embalament­o e empacotame­nto de produtos que ainda sao importados de forma acabada, definindo as novas regras sobre a importação de produtos pré-embalados, sob supervisão do Ministério da Indústria e Comércio.

A norma estabelece a obrigatori­edade do processo de empacotame­nto, no país, de 15 produtos, nomeadamen­te, arroz, açúcar, farinha de trigo e de milho, feijão, leite em pó, óleo alimentar, ração animal, sal grosso e refinado, sêmola de milho, carnes de porco e vaca, margarinas e sabão.

Segundo o Ministério, Angola tém mais de 100 fábricas de embalament­o e empacotame­nto, não havendo razões para eventuais preocupaçõ­es porque a iniciativa vai contribuir para a dinamizaçã­o do sector produtivo e gerar vários postos de trabalho directo e indirecto.

Sobre o processo de transporta­ção em big bags, o Executivo garante que será seguro, tendo-se em conta que as autoridade­s vão inspeccion­ar o processo e introduzir as devidas correcções sempre que for necessário.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Indústria de empacotame­nto de leite ainda é incipiente
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Indústria de empacotame­nto de leite ainda é incipiente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola