Jornal de Angola

Horizonte aposta em comédia dramática

- Manuel Albano

“Nzoji” é o título da comédia dramática que a companhia de artes Horizonte Njinga Mbande propõe para a apreciação do público, hoje, amanhã e domingo, às 17h00, no auditório do grupo, em Luanda.

A peça, conta a história de um homem de família, com dupla personalid­ade, que apesar dos vários transtorno­s é uma figura respeitada no bairro, por ser um dos vizinhos mais esbanjador­es. Como um alerta para determinad­as práticas, “Nzoji”, que em português significa “o sonho”, é uma peça feita a pensar em especial na conduta errada dos jovens, numa sociedade, como a angolana, em constante mudança.

O director do grupo, Adelino Caracol, disse que o espectácul­o, embora seja uma comédia, lança um alerta sobre a gestão patrimonia­l, os gastos desnecessá­rios e mudanças comportame­ntais de muitos indivíduos na actual sociedade moderna angolana.

“A personagem passa a gastar a fortuna sem medida, paga de tudo, enquanto os membros da família eram ignorados”, contou, acrescenta­ndo que este tipo de prática é muito comum hoje na sociedade angolana, e não só. “Há pessoas que apenas se aproximam de outras devido ao dinheiro destes. No final a história acaba por ter nuances mais complicada­s. Por ser um assunto actual, que requer uma análise mais detalhada, o grupo decidiu encenar este espectácul­o”.

O grupo, continuou, foi perspicaz ao trazer para o teatro um tema cujo teor tem sido muito debatido nos últimos meses no país. “Devemos usar as artes cénicas para analisar os fenómenos e os factos singulares que marcam um determinad­o período da História”, disse.

O Horizonte, explicou, tem apostado em projectos assentes na sustentabi­lidade e rentabilid­ade, por forma a melhorar as condições financeira­s dos actores e do grupo, mesmo nesta fase de pandemia.

 ?? DR ?? Adelino Caracol chama da sociedade às práticas erradas
DR Adelino Caracol chama da sociedade às práticas erradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola