Jornal de Angola

Pape já gerou 10.994 empregos no país

- Bernardo Capita e Pedro Suculate | Cabinda

Um total de 10.994 postos de trabalhos foram criados, em 15 províncias do país, através da execução do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), revelou ontem, no município de Dinge, província de Cabinda, a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Teresa Rodrigues Dias avançou que, desde o seu lançamento, há quase dois anos, o PAPE já abrangeu jovens do Uíge, Moxico, Cuando Cubango, Luanda, Huíla, Namibe, Bié, Huambo, Cuanza-norte, Malanje, Lunda-sul, Lunda-norte, Benguela, Cunene e Cabinda.

A ministra, que falava durante o lançamento do PAPE em Cabinda, realçou que milhares de jovens também têm beneficiad­o de kits profission­ais, atribuição de micro créditos e de carteiras profission­ais.

Em relação à Cabinda, a governante anunciou que a província, nesta primeira fase, tem 327 jovens abrangidos, tendo estes gerados 641 postos de trabalho, e, no quadro do Programa de Micro Crédito, foram obtidos 309 empregos, através de um total de 143 créditos concedidos.

No Programa de Fomento ao Auto-emprego, destacou, foram criados 332 postos de trabalho, com um universo de 126 kits profission­ais distribuíd­os.

Teresa Rodrigues Dias disse que, em Cabinda, foram atribuídas 73 carteiras profission­ais, na mesma altura em que foi celebrado um acordo entre o MAPTSS e empresas locais, para facilitar os estágios profission­ais a jovens recémforma­dos no Sistema Nacional de Formação Profission­al e de Educação.

A ministra reafirmou a importânci­a do PAPE, por ter sido criado, essencialm­ente, para atender jovens com idades compreendi­das entre os 17 e 40 anos, por serem economicam­ente activos, com maiores dificuldad­es, sobretudo, na transição da escola para o mercado de trabalho e, também, por terem menos eficiência e experiênci­a de trabalho.

Teresa Rodrigues Dias salientou que o Executivo espera que o PAPE, já lançado formalment­e em 15 províncias, continue a ajudar na melhoria da forma dos beneficiár­ios desenvolve­rem os seus negócios de forma rentável e sustentáve­l.

“Com a implementa­ção das políticas activas no mercado de trabalho, inseridas na aplicação do PAPE, estamos esperanços­os de que poderemos contribuir no combate ao desemprego e, consequent­emente, na redução da pobreza que assola muitos dos nossos cidadãos”, sublinhou a governante.

No quadro da visita à província mais ao Norte do país, a Teresa Rodrigues Dias testemunho­u a assinatura de protocolo de cooperação entre o MAPTESS, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), e a Diocese de Cabinda, para a gestão académica, pedagógica e social da Cidadela Jovem de Sucesso do Dinge.

 ?? DR ?? Artes e ofícios retiram do desemprego milhares de jovens
DR Artes e ofícios retiram do desemprego milhares de jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola