Jornal de Angola

Polícia anuncia cadastrame­nto geral do efectivo

-

O segundo comandante­geral da Polícia Nacional, comissário chefe António Kandela, anunciou, ontem, em Luanda, o início, em breve, do processo de cadastrame­nto, para aferir o número real do efectivo da corporação.

A Polícia Nacional anunciou o início, para breve, do processo de cadastrame­nto do efectivo, revelou, ontem, em Luanda, o segundo comandante da Polícia Nacional, António Kandela.

O responsáve­l, que falava na cerimónia do 25º aniversári­o da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégic­os (PSOE), não precisou a data do início do processo, mas sublinhou que o cadastrame­nto vai permitir aferir o número real do efectivo existente na Polícia Nacional.

Dados avançados, em Abril, estimam que o país tem um rácio de um polícia para cada 800 mil habitantes, ou seja, 114.674 efectivos para mais de 30 milhões de habitantes.

Conforme as autoridade­s oficiais, o nível de cobertura policial ainda é um desafio para o país, se comparado com o recomendad­o pelas Nações Unidas - um polícia para cada 250 cidadãos.

António Kandela encorajou os efectivos “a saírem da letargia e abraçarem a criativida­de ligada à elevação da capacidade e prontidão operaciona­l”. Considerou ser urgente a criação de mecanismos que visem assegurar, com eficiência, a protecção de todas as infraestru­turas sob sua responsabi­lidade, principalm­ente barragens, centros de tratamento e distribuiç­ão de água, bem como os caminhos-de-ferro.

O comissário-chefe da Polícia Nacional defendeu o reforço da capacidade de assegurame­nto do que chamou “infra-estruturas críticas”, com valores de interesse público, contra aqueles que prejudicam o Estado e criam transtorno­s à vida da população.

Durante a cerimónia sobre o Dia da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégic­os, foram empossados 684 efectivos da PSOE em vários escalões, 34 inspectore­s-chefe, 50 inspectore­s, 23 sub-inspectore­s, 25 primeiros subchefes, 58 segundo subchefes e 494 terceiros subchefes. O encontro decorreu sob o lema “Firme na segurança dos objectivos estratégic­os”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola