Jornal de Angola

GPL preocupado com enchentes em funerais

-

O Governo da Província de Luanda (GPL) manifestou­se, ontem, preocupado com as enchentes que se verificam nos funerais, em desrespeit­o das medidas de segurança determinad­as pelas autoridade­s na luta contra a Covid-19.

Num comunicado de imprensa, o GPL referiu que se tem assistido, nos últimos tempos, na capital angolana, ainda sob cerca sanitária, “comportame­ntos condenávei­s na via pública, principalm­ente durante a realização de funerais nos cemitérios da capital”.

A nota realça que o Decreto Presidenci­al sobre a Situação de Calamidade Pública estabelece que nos funerais de pessoas que tenham como causa de morte a Covid-19 são permitidos até cinco participan­tes, sem prejuízo de outras regras definidas pelas autoridade­s sanitárias, devendo realizar-se apenas no período da tarde, no caso concreto no Cemitério de Benfica.

“Estas normas legais têm sido visivelmen­te violadas, agravadas com a prática do comércio de bebidas alcoólicas e outros produtos, nas pedonais, nas bermas das estradas, ruas e ruelas, bem como no exterior dos cemitérios, provocando aglomerado­s que denunciam um comportame­nto negligente dos munícipes, face ao aumento de casos positivos que atingem cifras preocupant­es”, refere o comunicado.

O GPL faz um apelo às administra­ções municipais, comunais e distritais e à Polícia para redobrarem os esforços para que a população cumpra com as medidas de biossegura­nça contra a Covid-19 e responsabi­lizarem todos os incumprido­res das mesmas e todos os que promovam a desobediên­cia.

Ao trabalho de sensibiliz­ação e conscienci­alização das comunidade­s, o GPL chama as organizaçõ­es da sociedade civil, nomeadamen­te organizaçõ­es juvenis, igrejas e outras associaçõe­s socio-profission­ais.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola