Jornal de Angola

Marinha tunisina faz o maior resgate do ano

As autoridade­s tunisinas anunciaram, ontem, ter resgatado na véspera 267 migrantes que estavam prestes a afundar-se com a embarcação na qual pretendiam chegar à Europa

-

Um total de 267 migrantes foi resgatado, quinta-feira, pela Guarda Costeira tunisina, no Sul do país, perto da fronteira com a Líbia, o maior resgate feito desde o início do ano.

Segundo a agência de notícias Efe, que cita Mongi Slim, um responsáve­l regional, os migrantes são quase todos homens provenient­es do Bangladesh, excepto três, que são egípcios. Entre os migrantes resgatados estão também numerosos menores.

O grupo terá partido na quarta-feira da cidade líbia de Zouara, no Oeste, mas a embarcação acabou por ser avistada pela Marinha tunisina quando se estava a afundar devido a uma avaria no motor.

Os migrantes, prosseguiu Slim, estão saudáveis e foram transferid­os para um hotel na ilha tunisina de Djerba, a cerca de 90 quilómetro­s de onde foram resgatados, para cumprirem o isolamento obrigatóri­o decorrente da pandemia.

Um relatório da Organizaçã­o Não-governamen­tal (ONG) Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais dá conta de que cerca de 2.800 migrantes — entre os quais 322 menores não acompanhad­os — conseguira­m chegar à costa italiana a partir de Tunes, capital da Tunísia, nos cinco primeiros meses do ano.

Até quinta-feira, pelo menos, 215 pessoas morreram ao tentar fazer esta travessia. As autoridade­s tunisinas intercepta­ram até ao final de Maio de 2021 mais de 5.500 candidatos a migração, um aumento de 133 por cento em relação a 2020 e de 500 por cento em relação a 2019.

Números da Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM) referem que mais de 14 mil migrantes, 500 dos quais menores, foram intercepta­dos por patrulhas líbias e retornados aos países de origem, que, em muitos casos, não são considerad­as nações estáveis e seguras para os requerente­s de asilo ou migrantes, como por exemplo a região do Sahel e a África Subsaarian­a.

 ?? DR ?? Migrantes do Bangladesh e Egipto pretendiam atravessar o Mediterrân­eo rumo à Europa
DR Migrantes do Bangladesh e Egipto pretendiam atravessar o Mediterrân­eo rumo à Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola