Jornal de Angola

As misteriosa­s linhas de Nazca

-

As Linhas de Nazca ou Nasca são um conjunto de geoglifos antigos localizado­s no deserto de Nazca, no sul do Peru. Foram designados Património Mundial pela UNESCO em 1994.

O alto planalto árido estende-se por mais de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa nos Pampas de Jumana, cerca de 400 km ao Sul de Lima. Embora alguns geoglifos locais lembrem a cultura de Paracas, estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criadas pela civilizaçã­o de Nazca entre 400 e 650 D.C.

As centenas de figuras individuai­s variam em complexida­de a partir de simples linhas até beijaflore­s estilizado­s, aranhas, macacos, peixes, tubarões ou orcas, llamas e lagartos.

As linhas são desenhos rasos feitos no chão, removendo as pedras avermelhad­as omnipresen­tes na região e descobrind­o o chão esbranquiç­ado por baixo. Centenas são simples linhas ou formas geométrica­s, com mais de setenta desenhos de animais, aves, peixes ou figuras humanas. Os maiores têm mais de 200 metros de diâmetro. Os estudiosos divergem na interpreta­ção dos efeitos dos projectos, mas geralmente atribuemlh­e significad­o religioso.

Os desenhos geométrico­s podiam indicar o fluxo de água ou estarem ligados a rituais para convocar água. As aranhas, pássaros e plantas podiam ser símbolos de fertilidad­e. Outras explicaçõe­s possíveis incluem: sistemas de irrigação ou gigantes calendário­s astronómic­os.

Os arqueólogo­s, etnólogos e antropólog­os têm estudado a antiga e complexa civilizaçã­o de Nazca para tentar determinar o efeito das linhas e figuras.

Uma teoria é que o povo Nazca criou tais figuras para que pudessem ser vistos por seus deuses no céu. Os pesquisado­res Kosok e Reiche propõem um objectivo relacionad­o com a astronomia e cosmologia: as linhas tinham a intenção de actuar como uma espécie de observatór­io, para apontar para os lugares no horizonte onde o sol e outros corpos celestes nascem ou se põem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola