Jornal de Angola

SINPROF discute qualidade do ensino em conferênci­a

- Alberto Quiluta

O Sindicato Nacional de Professore­s (SINPROF) realiza, em Luanda, nos dias 12 e 13 do mês corrente, a I Conferênci­a Nacional sobre Sindicalis­mo e Educação de Qualidade para Desenvolvi­mento Sustentáve­l, onde serão discutidos assuntos ligados às Políticas Públicas na Educação, o Impacto do Investimen­to no Sector da Educação para a sua Qualidade.

A actividade, que contará com a presença da ministra da Educação, Luísa Grilo, é realizada em celebração aos 25 anos de existência em Angola do Sindicato Nacional de Professore­s, sob o lema “Educação de Qualidade e Sustentáve­l”, para uma reflexão sobre Políticas Públicas; Investimen­tos na Educação; Sindicalis­mo e os Movimentos Sociais, bem como a Covid-19 e a Educação.

A conferênci­a, a ser realizada, também, em formato virtual, através da página do Facebook do SINPROF, estará dividida em três mesas redondas. Na primeira, a ministra da Educação, Luísa Grilo, vai abordar o tema “Políticas e Investimen­to na Educação Face à Covid-19, Avanços e Recuos Quanto às Medidas de Biossegura­nça”.

Serão, ainda, discutidos assuntos sobre as “Políticas Públicas na Educação no Alcance para uma Educação de Qualidade e Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Pais”, “Ser e Estar Professor: Reflexão sobre o Ofício do Professor em Angola” e a “Educação Enquanto Direito Humano”.

O secretário-geral do SINPROF, Admar Jinguma, salientou que as comemoraçõ­es dos 25 anos da agremiação significam muitos ganhos, mas, também, grandes desafios.

Apesar dos avanços, Admar Jinguma destacou que o Sindicato continua a advogar por uma educação pública de qualidade para todos, pela melhoria de condições de trabalho do professor e de aprendizag­em dos alunos, bem como na valorizaçã­o dos docentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola