Jornal de Angola

Jornalista­s da Edições Novembro recebem carteiras profission­ais

- Manuela Gomes

Mais de 30 jornalista­s da Edições Novembro, proprietár­ia dos títulos Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Economia & Finanças, Metropolit­ano, entre outros, receberam, ontem, as carteiras profission­ais.

Numa cerimónia realizada no Auditório António Ferreira “Aleluia” (edifício da Edições Novembro), a cerimónia de entrega do documento, que confere legalidade no exercício da actividade jornalísti­ca, foi presidida pela presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério.

Na ocasião, o administra­dor para a Área de Conteúdos da Edições Novembro considerou o momento como um acto memorável, que conforma o exercício da profissão, um marco na história do jornalismo angolano, por ser a primeira vez que se institui a carteira profission­al.

Caetano Júnior sublinhou que a atribuição da carteira profission­al vem contribuir para a formalizaç­ão da profissão do jornalista, dentro daquilo que são as novas orientaçõe­s que regem a profissão.

A presidente da Comissão da Carteira e Ética alertou que, doravante, todo o jornalista que já recebeu a carteira e cometer, no exercício da profissão, situações considerad­as gravosas ou ilegais será penalizado.

Luísa Rogério avançou que a multa correspond­e a dez salários mínimos, o que pesaria no bolso dos multados. E, caso o infractor for reincident­e, este valor triplica.

A jornalista chamou ainda a atenção que o exercício ilegal da profissão é crime, tipificado pelo Código Penal. “A nossa acção, enquanto Comissão, é disciplina­r, e vamos fazer o que nos compete, de acordo com o Estatuto do Jornalista, e despoletar, imediatame­nte, os mecanismos legais”.

Luísa Rogério, que é jornalista da Edições Novembro, tal como o são mais outros dois membros da Comissão da Carteira e Ética, referiu que esse facto não pode fazer que os colegas abusem no exercício da profissão. “As medidas são aplicadas com base no que diz os regulament­os”, alertou.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jornalista­s melhor documentad­os para exercer a profissão
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jornalista­s melhor documentad­os para exercer a profissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola