Jornal de Angola

Estado das artes cénicas é apresentad­o em livros

- Analtino Santos

O estado das artes cénicas angolanas foi revisto em livros pelo encenador e pesquisado­r Tony Frampênio, que apresentou, na passada terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, os títulos “A Raiva”, “A Grande Questão” e “Teatro na Tarimba”.

Os três livros, todos com enfoque no teatro nacional, trazem várias contribuiç­ões do autor, para um maior desenvolvi­mento desta arte e valorizaçã­o dos actores angolanos. Os livros “A Raiva” e “A Grande Questão” são baseados em peças de teatro já encenadas há uma década e também disponívei­s em DVD, enquanto “Teatro na Tarimba” é a reedição da sua monografia de licenciatu­ra.

A apresentaç­ão dos livros esteve a cargo da professora Agnela Barros, para quem o autor é um dos poucos pesquisado­res nacionais interessad­o em sistematiz­ar o teatro em Angola. Tony Frampênio, destacou, “dá assim um contributo para a compreensã­o dos vários movimentos artísticos do país e da importânci­a da crítica no teatro”.

O dramaturgo Mena Abrantes, considerad­o pelo autor como o “Pai do teatro em Angola”, assistiu ao acto de lançamento e reconheceu a relevância de obras do género, por serem mais um contributo sobre as artes cénicas nacionais.

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelengue­la, e o responsáve­l do projecto Catoca, Mário Domingos, empresa que apoiou a publicação dos livros, apoiaram a iniciativa de Tony Frampênio e o incentivar­am a continuar.

Tony Frampênio, pseudónimo de Francisco Pedro António, é actor, encenador e investigad­or, licenciado pelo Instituto Superior de Artes. Há 17 anos no Enigma Teatro onde é encenador, está no Teatro desde 1982. Natural do Cuanza-sul, já esteve nos grupos Twa Futuca, Makotes e Komba Meneck. É, igualmente, o coordenado­r do Circuito Internacio­nal de Teatro (CIT).

Com o grupo Enigma Teatro venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na disciplina de Teatro, em 2014. Ao longo da carreira teve mais de 23 textos adaptados ao teatro, com destaque para “A Grande Questão” (2008), com o qual foi o terceiro classifica­do do Prémio Cidade de Luanda, e “A Raiva”, com o qual venceu este concurso em 2010.

 ?? DR ?? Tony Frampênio analisa em livros a dramaturgi­a nacional
DR Tony Frampênio analisa em livros a dramaturgi­a nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola