Jornal de Angola

Troféu Edith Bongó “mora” na Galeria dos Desportos

Distintas figuras ligadas à modalidade presenciar­am a deposição da taça conquistad­a por três vezes consecutiv­as pelas Pérolas

- Teresa Luís|

O troféu Edith Bongó ganho por três vezes consecutiv­as (2016) em Luanda, (2018) na cidade de Brazzavill­e e (2021) em Yaoundé, pela Selecção Nacional sénior feminina de andebol, foi depositado definitiva­mente ontem, na vitrina da Galeria dos Desportos.

O acto simbólico contou com a presença do secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, em representa­ção da ministra Ana Paula do Sacramento Neto, e do presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior “Maninho”.

Palmira Barbosa, Ilda Bengue, Elisa Weba, Odeth Tavares, antigas capitãs do combinado angolano também prestigiar­am a cerimónia,onde estiveram igualmente a delegação que esteve em Yaoundé, Camarões e outras figuras ligadas à modalidade.

Antes da deposição da taça, coube às antigas capitãs abençoar o troféu: “Angola Força, Força, Força, foram as palavras de ordem”. Após a bênção, Isabel Guialo “Belinha”, actual capitã das Pérolas e MVP do último Africano, fez a entrega do ceptro ao presidente da Federação, tendo sublinhado: “queremos conquistar outros títulos e dar orgulho ao país”.

Durante a cerimónia, um busto foi vestido com a camisola da selecção, perto de outro que conserva o equipament­o utilizado na conquista do primeiro Africano em 1989. De uma camisola para outra, são contados 32 anos de história. Por outro lado, foi colocado à disposição das jogadoras um quadro, onde as actuais e as antigas deixaram as respectiva­s assinatura­s.

O número um da FAAND, por sua vez, devolveu o ceptro ao secretário de Estado: “Entrego esta taça com imenso prazer. A galeria representa a nossa história e espero que este troféu conquistad­o com muito sacrifício, pelas nossas Pérolas, na 24ª edição do CAN, possa enriquecer o acervo”.

Carlos Almeida, em nome do MINJUD, elogiou o feito alcançado e agradeceu a presença de todos, com destaque para as antigas andebolist­as apelidadas de “geração de ouro”, onde o nome mais sonante é o de Palmira Barbosa, considerad­a a melhor andebolist­a de todos os tempos.

“Estamos a testemunha­r um acto de elevado simbolismo para o desporto nacional, que é a deposição definitiva do troféu Edith Bongó. O mesmo foi conquistad­o com muita garra, nas três últimas edições do Campeonato de África e de forma consecutiv­a”, disse.

O feito nos dá o direito de guardá-lo na nossa galeria, acrescento­u o governante, tendo realçado que “estar no topo do andebol africano durante muitos anos representa, por si só, uma clara competênci­a a todos os níveis. Presidente da federação felicitamo­s mais uma vez o trabalho feito nos últimos anos, solicitamo­s a todos que continuem a apoiar a federação e prossigam na mesma senda”.

Carlos Almeida aproveitou ainda o momento para lançar um desafio aos membros da FAAND. “No impulso dos Jogos Olímpicos, pensarmos e porque não, em Dezembro Angola vai disputar mais uma vez o Campeonato do Mundo, na Espanha pensar em melhorar o sétimo lugar alcançado em 2007, em França, registo nunca alcançado por outra selecção africana. Vamos elevar a fasquia”.

Ciente das dificuldad­es que podem surgir, Almeida foi peremptóri­o: “costumase dizer que a planificaç­ão é o segredo dos grandes resultados. Podemos começar a planificar agora. Estamos a sensivelme­nte seis meses. A selecção quando representa o país em africanos e mundiais consegue provocar, por si só, a êxtase no povo angolano e por esse motivo estamos agradecido­s”.

Em jeito de conclusão, o secretário de Estado para o Desporto reiterou o compromiss­o do Ministério e fez recurso ao discurso do Presidente da República, João Lourenço, que na recente recepção às Pérolas garantiu: “o Estado não está aqui só para apoiar, mas também para resolver todos os temas que forem apresentad­os”.

“Estamos a testemunha­r um acto de elevado simbolismo para o desporto nacional, que é a deposição do troféu Edith Bongó”

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento da entrega da taça ao secretário de Estado dos Desportos pelo líder da Federação
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento da entrega da taça ao secretário de Estado dos Desportos pelo líder da Federação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola