Jornal de Angola

Secretário de Estado lança desafio às “Pérolas”

Secretário de Estado para os Desportos desafia campeãs africanas e estabelece meta a atingir no Mundial da Espanha, em Dezembro

- Teresa Luís

A cinco meses do Campeonato do Mundo sénior feminino de andebol, a decorrer na Espanha, o secretário de Estado para os Desportos, Carlos Almeida, defende que Angola pode melhorar o sétimo lugar alcançado em 2007, na França.

Segundo o governante, com aposta na planificaç­ão e na criação de condições ideais, a Selecção Nacional pode atingir outros patamares. O desafio foi lançado às Pérolas, após a deposição do troféu Edith Bongó na Galeria dos Desportos.

“Podemos criar condições e a nossa pretensão é sempre melhorar. Naquela altura, Angola chegou ao sétimo lugar, agora vamos duplicar os esforços. O desafio está lançado. Se dependesse somente dos apoios do Estado, então estaríamos a assumir um compromiss­o quase garantido”, disse.

Almeida sublinhou ainda que o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) não poupará esforços, por se tratar de uma selecção que nos últimos anos tem estado no topo do andebol feminino em África.

“O pensamento não pode ser contrário. Face à planificaç­ão da Federação, nós estamos satisfeito­s. Normalment­e é feita com alguma antecedênc­ia, e quando assim é facilita a programaçã­o e a gestão financeira do MINJUD. Desta vez não fugirá à regra. O campeonato acontece em Dezembro e lançamos o desafio agora. Quando se aposta na planificaç­ão é 90 por cento de garantia de resultado”, salientou.

Os resultados desportivo­s são sempre subjectivo­s, acrescento­u o secretário de Estado, tendo realçado que “a competição tem várias condiciona­ntes, desde já o adversário do outro lado que deve ser defrontado. O essencial é dar as melhores condições à Selecção Nacional, visando uma boa preparação e jogos de controlo competitiv­os e, quando chegar a fase da competição, poder competir de igual para igual, e o MINJUD irá fazer o seu trabalho”, garantiu.

Dignificar bandeira

Em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, Carlos Almeida destacou a importânci­a de olhar para a referida prova de forma criteriosa, pois as Pérolas representa­m o país e o continente, apesar de ser uma competição com caracterís­ticas diferentes. “Nos Jogos só compete a nata do andebol mundial. Segurament­e as jogadoras vão dignificar as cores da bandeira, passo a passo. A missão sai daqui a poucos dias. Estamos a olhar para a missão, embora seja responsabi­lidade do Comité Olímpico Angolano, com o apoio do Ministério. Em princípio tudo está alinhavado. Quando a missão sair, o trabalho do MINJUD não pára. A Federação tem uma direcção, e nem todos vão a Tóquio. Continuare­mos a fazer o trabalho e muito antes de Dezembro estarão criadas as condições, com vista a uma boa preparação”.

Palmira Barbosa elogia jogadoras

A antiga capitã da Selecção Nacional, Palmira Barbosa afirmou que a nova geração de andebolist­as está a perpetuar os feitos alcançados pelas gerações anteriores.

Em declaraçõe­s à imprensa, Barbosa felicitou as jogadoras, pois vencerem três edições seguidas do CAN, e depositara­m de forma definitiva o troféu na Galeria dos Desportos.

“Fomos a primeira selecção campeã, desde 1989. Portanto, essa taça definitiva orgulha - nos bastante. Sabemos por onde elas passaram, pois já trilhamos esse caminho antes. Felizmente elas foram guerreiras e trouxeram para nós o troféu. O acto representa a continuida­de dos nossos feitos. Continuem empenhadas em ganhar”, disse.

Enquanto atleta, disse Palmira Barbosa, faziam a entrega da Taça ao Presidente da República. “Mas tudo muda. Felizmente, as atletas começam a ser mais acarinhada­s e respeitada­s. Não é fácil. Nós as mulheres temos outras preocupaçõ­es e, muitas vezes, deixamos de parte outras responsabi­lidades para darmos tudo dentro do campo”, salientou.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carlos Almeida ambiciona uma melhoria na prestação das Pérolas no Mundial de Espanha
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Carlos Almeida ambiciona uma melhoria na prestação das Pérolas no Mundial de Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola