Jornal de Angola

Kiir assinala dia da independên­cia com discurso de paz

-

O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, prometeu, ontem, que não retorna à guerra, num discurso que marcou os 10 anos conturbado­s de independên­cia. “Garanto-lhes que não os devolverei à guerra e prometo que vamos trabalhar juntos para recuperar a última década e colocar o nosso país no caminho do desenvolvi­mento nesta nova década”, disse ele num discurso à nação para assinalar o décimo aniversári­o da independên­cia do Sudão do Sul, proclamada a 9 de Julho de 2011, noticiou a Efe.

Apesar do cessar-fogo de 2018, entre Kiir e o seu rival Riek Machar, que volta agora a ser Vice-presidente, o país continua dominado pela instabilid­ade política, ruína económica e uma profunda crise humanitári­a.

Kiir sublinhou que a prioridade do Governo de Transição de Unidade Nacional era a implementa­ção total do acordo de divisão do poder.

A propósito da data, o Chefe da diplomacia da União Europeia felicitou o povo do Sudão do Sul e sublinhou que Juba pode “fazer mais” pela paz. Bruxelas sublinha que “continua” a apoiar a implementa­ção de “reformas muito necessária­s e há muito esperadas”, e em seguida sublinha que “mais pode ser feito pelo Governo (do Sudão do Sul) no cumpriment­o da promessa de paz e desenvolvi­mento e para enfrentar os desafios socioeconó­micos, políticos e ambientais do país e da população”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola