Jornal de Angola

Exigida a demissão do ministro do Interior

-

O Espaço de Concertaçã­o das Organizaçõ­es da Sociedade Civil para a Paz e Desenvolvi­mento da Guiné-bissau exigiu, ontem, a demissão do ministro do Interior, Botche Candé, por “incapacida­de de controlar a actuação das forças de segurança”.

Segundo a Lusa, as organizaçõ­es da sociedade civil voltam a “exigir a demissão imediata do ministro do Interior pela manifesta incapacida­de de controlar a actuação das forças de segurança, as quais se transforma­ram numa ameaça à paz, à ordem pública e aos direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos”.

No comunicado, o Espaço de Concertaçã­o, que representa 23 organizaçõ­es da sociedade civil da Guinébissa­u, condena a actuação das forças de segurança em Bafatá, Leste da Guiné-bissau, onde jovens foram “torturados e humilhados” pela Polícia por tentarem realizar um protesto contra a falta de electricid­ade na cidade.

Os três elementos das forças de segurança acabaram por ser expulsos da Polícia por decisão do ministro do Interior. “Reconhece-se que esta decisão, a ser executada, vai implicar o afastament­o imediato e constituir menos perigos para a população”, lê-se no comunicado.

Mas, as organizaçõ­es da sociedade civil, consideram a acção “precipitad­a e parcial porque não foram tomadas nenhumas medidas contra o comissário da Polícia local enquanto responsáve­l máximo e mandante da violência gratuita cometida contra cidadãos. Por isso, exigem também à sua demissão e apresentaç­ão à Justiça, “enquanto principal responsáve­l pelas arbitrarie­dades cometidas”.

As organizaçõ­es da sociedade civil alertam também o Governo para as “consequênc­ias da sua inacção perante sistemátic­os actos de atropelo dos princípios estruturan­tes do Estado de Direito”.

 ?? DR ?? Candé acusado de incapacida­de para controlar forças da ordem
DR Candé acusado de incapacida­de para controlar forças da ordem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola