Jornal de Angola

Tribunal rejeita recurso apresentad­o por Zuma

-

Um tribunal da África do Sul rejeitou, ontem, um pedido do ex-presidente Jacob Zuma para adiar a pena de prisão de 15 meses a que foi condenado por desobediên­cia judicial e que começou a cumprir na quinta-feira, noticiou a Efe.

Zuma, que iniciou o cumpriment­o da pena na quintafeir­a, permanecer­á assim na cadeia depois do seu pedido de adiamento ter sido indeferido pelo Supremo Tribunal de Pietermari­tzburg. O exchefe de Estado sul-africano recorreu, entretanto, para o Tribunal Constituci­onal, que deverá analisar o seu pedido na segunda-feira.

Jacob Zuma encontra-se actualment­e preso no Centro Correciona­l de Estcourt por ter desobedeci­do a uma ordem judicial para depor na comissão judicial que investiga alegações de corrupção durante o seu mandato como Presidente da África do Sul, de 2009 a 2018.

Na sequência da prisão, alguns dos seus apoiantes têm protestado em diferentes partes da sua província de origem, o Kwazulu-natal, bloqueando estradas e queimando pneus.

Zuma, 79 anos, entregouse às autoridade­s pouco antes da meia-noite de quarta-feira e foi levado para a prisão de Estcourt, a cerca de 200 quilómetro­s da sua casa rural em Nkandla. Face a estes protestos, o Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul desde 1994, pediu “calma” aos seus simpatizan­tes.

Em comunicado a que a Lusa teve acesso, o portavoz do ANC Pule Mabe declarou que o partido “sempre defendeu inequivoca­mente” a Carta Magna, “em particular a supremacia da Constituiç­ão, o Estado de direito e a independên­cia do poder judiciário”. “Sem dúvida, este é um período difícil para o movimento e pedimos aos nossos membros que mantenham a calma”, referiu.

Pule Mabe elogiou o antigo Chefe de Estado por “cumprir” a lei, afirmando que “a decisão de Zuma de cumprir a ordem de encarceram­ento foi corajosa e difícil de tomar”.

 ?? DR ?? Justiça sul-africana pediu prisão de 15 meses para Zuma
DR Justiça sul-africana pediu prisão de 15 meses para Zuma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola