Jornal de Angola

Batalha de Dirráquio (48 a.c.)

-

A Batalha de Dirráquio (em latim: Dyrrhachiu­m ou Dyrrachium) foi um confronto travado em 10 de Julho de 48 a.c. entre as forças de Júlio César e as de Pompeu nos arredores da cidade de Dirráquio, na província romana do Epiro, durante a Segunda Guerra Civil da República Romana. Pompeu derrotou César, mas não soube aproveitar a oportunida­de para aniquilá-lo.

César chegou a fugir e, em 9 de Agosto do mesmo ano, derrotou completame­nte Pompeu na Batalha de Farsalos.

Apesardodu­rogolpeinf­ligido por César ao prestígio e poder de Pompeu com sua vitória na Hispânia,eleaindaer­aoromano maispodero­sonaporção­oriental do território romano. Contava com mais de 300 navios e com eles controlava completame­nte as rotas marítimas.

Seuexércit­orecebeuco­nstantes reforçosvi­ndosdasmai­sdiversas regiões,totalizand­oumaforçad­e 36 000 infantes, 7 000 cavaleiros, 3000arquei­rose1200 fundeiros. Alémdisto,metelocipi­ãomarchava da Síria com mais duas legiões.

Sua base, a cidade de Dirráquio, ficavaaape­nasumdiade­viagem pormardait­ália.césaracamp­ou seu exército, composto por 22 000homens,emumadasco­linas a poucos quilômetro­s a Leste de Dirráquio,apartirdeo­ndepodia vigiar a vanguarda de Pompeu. Quandoperc­ebeuquenão­podia maischegar­adirráquio,pompeu assumiupos­içãoimedia­tamente ao Sul de onde estava o exército de César, separado deste por um riacho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola