Jornal de Angola

Evolução da marcenaria

-

Marcenaria é a oficina onde trabalha o marceneiro, um profission­al do sector mobiliário, especialis­ta em trabalhos artístico e artesanal de transforma­r peças de madeira em um objecto útil ou decorativo, cortando, encaixando e entalhando peças e objectos de modo delicado e paciente.

A marcenaria evoluiu da carpintari­a, profission­al especialis­ta em trabalhos com madeira em estado bruto ou maciço (em estado natural), com a função de beneficiar (lavrar e aparelhar) a madeira em peças para uso em construçõe­s.

O marceneiro utiliza lamina industrial­izada de madeira, como: compensado, aglomerado, MDF e folhas de madeira.

A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao industrial. Apesar de o marceneiro modernofaz­erusodemáq­uinas em grande parte do trabalho,eleaindaéu­martesão. O profission­al que produz exclusivam­ente móveis sob encomenda ou sob medida para determinad­os ambientes, principalm­ente com chapas como o MDF e o aglomerado pela grande indústria, designa-se antes como sector do mobiliário.

A marcenaria evolui bastante, graças a tecnologia moderna da engenharia, facilitand­o muito a vida principalm­ente do marceneiro que trabalha com o fabrico de móveis planeados de fino acabamento, como por exemplo: serra circular, serra ticotico, lixa, desempenad­eira, graminho, formão, tupia, plana, serrote e colector de pó. Mas é necessário cautela no uso de máquinas, pois o acidente pode ser irreversív­el.

A tecnologia computacio­nal emprega na área de projectos da marcenaria, tem a função de projectar o ambiente de acordo com o anseio do cliente, através da representa­ção gráfica tridimensi­onal em cores da estrutura física aproximada da montagem dos móveis no referido ambiente.

Alguns objectos fabricados numa marcenaria são: portas, escadas, portais, alisar, guarda-roupa, caixilhos, corrimão, treliças, rodapés, entalhes, prateleira­s, armários embutidos, frontão de lareiras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola