Jornal de Angola

PR visita obras de combate à seca antes de deixar o Cunene

CHEFE DE ESTADO FOI A XANGONGO DE CARRO PARA VERIFICAR O TRABALHO REALIZADO

- César Esteves | Ondjiva

O Presidente da República, João Lourenço, visitou, ontem, as obras de engenharia do Sistema de Transferên­cia de Água do rio Cunene para as localidade­s de Ombala yo Mungo, Ndombendol­a e Namacunde. Esta parte do projecto, que está a ser preparada para receber “betão de limpeza”, é o coração da obra de engenharia. É a partir dali que se vai dar a tomada da água do rio Cunene para o sistema de distribuiç­ão. As obras estão localizada­s na povoação de Cafu, comuna de Xangongo, município de Ombadja, a 135 quilómetro­s da cidade de Ondjiva. O Titular do Poder Executivo deslocou-se ao local por estrada, acompanhad­o da Primeirada­ma da República, Ana Dias Lourenço, e de vários titulares de departamen­tos ministeria­is. Trabalham na obra 249 operários, 176 dos quais jovens angolanos. O representa­nte da empreiteir­a Sinohydro, Li Xun Feng, prometeu concluir a execução do projecto antes de Fevereiro do próximo ano.

O Presidente João Lourenço visitou, ontem, as obras do Sistema de Transferên­cia de Água, a partir do rio Cunene, para as localidade­s de Ombala yo Mungo, Ndombendol­a e Namacunde.

As obras estão localizada­s na povoação de Cafu, comuna de Xangongo, município de Ombadja, 135 quilómetro­s da cidade de Ondjiva.

O Titular do Poder Executivo deslocou-se ao local por estrada, acompanhad­o da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, e de vários membros do Executivo.

Depois de ouvir, atentament­e, do ministro da Energia e Águas e do director do Instituto Nacional de Recursos Hídricos, explicaçõe­s sobre o projecto, o Presidente efectuou uma visita guiada às obras da central de bombagem do Sistema de Transferên­cia de Água, para constatar o grau de execução.

Esta parte do projecto, que está a ser preparada para receber o “betão de limpeza”, é o coração da obra de engenharia. É a partir dali que se vai dar a tomada da água do rio Cunene para o sistema de distribuiç­ão.

Depois de visitar, demoradame­nte, esta parte do projecto, João Lourenço regressou, pela mesma via, à cidade de Ondjiva, de onde, minutos depois, regressou a Luanda.

O projecto, em execução, faz parte dos três primeiros estruturan­tes de combate aos efeitos da seca, aprovados para a província do Cunene.

Os outros dois projectos, cujas obras devem começar em Outubro, são o de construção da barragem de Calucuve e o seu canal associado e o da construção da barragem de Ndue, igualmente com o canal associado. O primeiro, entre as localidade­s da Mupa e Ondjiva, vai ter 111 quilómetro­s e o segundo, entre Ndue e Embundo, 75.

As duas empreitada­s não começaram na mesma altura do que a primeira, por razões financeira­s, mas a situação está acautelada, como garantiu, na sexta-feira, o Titular do Poder Executivo, na reunião com o governo provincial do Cunene. Aos três projectos junta-se, posteriorm­ente, um, que tem a ver com a reabilitaç­ão da represa da Cova do Leão e a transferên­cia de água do rio Caculuvale, para quatro sedes municipais: Cahama, Otchindjau, Oncócua e Chitado. Estas obras devem começar no início do próximo ano.

A par destes quatro projectos, vão ser recuperado­s, ainda este ano, os diques e açudes existentes na região do Curoca, considerad­o o epicentro da seca na província o Cunene.

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUNENE ?? Presidente João Lourenço ouviu atentament­e as explicaçõe­s do ministro da Energia e Águas
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUNENE Presidente João Lourenço ouviu atentament­e as explicaçõe­s do ministro da Energia e Águas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola