Jornal de Angola

Rwanda envia tropas de combate a Moçambique

A Presidênci­a do Rwanda anunciou oficialmen­te que vai enviar para Moçambique um contingent­e de mil efectivos para ajudar a combater a insurgênci­a em Cabo Delgado

-

O Rwanda anunciou em nota oficial que vai enviar um contingent­e conjunto de mil efectivos, composto por membros das Forças de Defesa e pessoal da Polícia Nacional para a província moçambican­a de Cabo Delgado, devastada pela guerra, noticiou a AFP.

A região Norte de Moçambique tem sido desde 2017 fortemente afectada pela inseguranç­a, com militantes ligados ao Estado Islâmico a lançarem ataques na cidade de Palma, em Março, saqueando edifícios e assassinan­do residentes enquanto milhares de pessoas fugiram para as florestas circundant­es.

Segundo a nota da Presidênci­a rwandesa, as tropas serão destacadas e trabalharã­o em estreita colaboraçã­o com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), bem como com as tropas destacadas pelos países da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

O Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, ele próprio ex-ministro da Defesa, estava relutante em aceitar qualquer ajuda externa, insistindo na soberania do seu país, independen­te desde 1975.

A Força Conjunta do Rwanda irá trabalhar para a estabiliza­ção e ajudar na reforma do sector de Segurança, ao mesmo tempo que apoiará as autoridade­s moçambican­as na sua luta contra os insurgente­s.

Apesar dos esforços, a situação continua altamente preocupant­e na província de Cabo Delgado, onde cerca de 730 mil pessoas ficaram sem acesso às terras e sem meios de ganhar a vida.

Na segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeir­os da União Europeia (UE) reúnem-se, em Bruxelas, para aprovar uma missão de formação militar em Moçambique. Após, em 30 de Junho, os representa­ntes permanente­s dos Estados-membros junto da UE terem endossado o conceito de gestão de crise da futura missão de formação militar em Moçambique, os chefes das diplomacia­s europeias deverão dar agora a aprovação final à missão EUTM Moçambique.

Tratando-se da primeira missão a ser financiada através do novo Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, composto por 5 mil milhões de euros, o objectivo da EUTM Moçambique será, segundo fontes europeias, o de “treinar as companhias de forças especiais moçambican­as” para que “desenvolva­m uma reacção de força rápida que permita mudar a situação em Cabo Delgado”.

 ?? DR ?? Tropas rwandesas vão ajudar a combater o terrorismo na província de Cabo Delgado
DR Tropas rwandesas vão ajudar a combater o terrorismo na província de Cabo Delgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola