Jornal de Angola

Como vai funcionar o sistema de transferên­cia de água?

-

O Sistema de Transferên­cia de Água, a partir do rio Cunene para as localidade­s de Ombala yo Mungo, Ndombendol­a e Namacunde consiste num sistema de estruturas e meios que desviam uma quantidade de água dois metros cúbicos por segundo - do rio Cunene, a partir de Cafu, para bombear até ao cume da margem esquerda do rio, transporta­ndo-a por gravidade para as áreas visadas, através de canais a céu aberto.

Trabalham na obra 249 operários, entre nacionais e estrangeir­os, sendo os angolanos, 176, a maioria. O representa­nte da construtor­a prometeu concluir o projecto antes de Fevereiro do próximo ano.

O Presidente da República garantiu que, com a conclusão destes quatro projectos, os problemas críticos enfrentado­s pela população do Cunene, muitos dos quais provocados pela seca cíclica na região, vão começar a mudar, de forma radical, a partir de 2023.

Foi a segunda vez, em menos de dois anos, que o Presidente João Lourenço visitou a província do Cunene. A primeira foi em 2019, numa altura em que a província era fortemente fustigada pela seca. Na reunião do governo provincial, a governador­a Gerdina Didalelwa revelou que há, no Cunene, mais de 514 mil pessoas afectadas pela seca e mais de quatro mil deslocadas em centros de acolhiment­o abertos em todos os municípios da província. Além destes, 2.619 estão refugiados na Namíbia.

A governador­a disse que grande parte são crianças, cuja idades vão dos 5 aos 10 anos. Gerdina Didalelwa assegurou que mais de 883 mil pessoas afectadas beneficiar­am de apoio do Executivo, no âmbito do programa de redução do impacto da seca e fome no Cunene.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola