Jornal de Angola

Primeira-dama doa kits para recém-nascidos

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

A Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, doou, ontem, 100 kits aos recém-nascidos na maternidad­e do Hospital Geral de Ondjiva, na província do Cunene, no âmbito do projecto “Nascer Livre para Brilhar”.

A campanha de doação de kits a recem-nascidos, lançada em Junho e contempla as provinciai­s de Luanda, Benguela, Moxico, Cuanzasul, Lunda-sul, Huambo, Huíla e Cunene. Os kits são compostos por mosqueteir­os, toalhitas, fraldas, berços, cremes e roupas.

Segundo Ana Dias Lourenço, a pretensão é mobilizar, uma vez mais, as gestantes para o parto institucio­nal e garantir que os pais tenham condições de melhor cuidar dos filhos, logo à nascença.

A Primeira-dama explicou ser, ainda, pretensão transmitir a mensagem de que tudo é feito para prevenir e reduzir a transmissã­o do VIH de mãe para o filho, bem como para a diminuição do estigma e discrimina­ção que afecta as pessoas que vivem com a doença.

“A Campanha Nascer Livre para Brilhar, tem como objectivo reduzir o número de novas infecções pelo VIH/SIDA em mulheres em idade reprodutiv­a, prevenir a transmissã­o vertical do vírus das mães para os filhos e garantir que as crianças nascidas neste contexto recebam tratamento e tenham um acompanham­ento que lhes proporcion­e uma vida saudável”, esclareceu.

Ana Dias Lourenço manifestou o desejo de que, com o gesto, se reforce a mensagem de que a higiene do bebé e da mãe é essencial nestes primeiros tempos de vida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola