Jornal de Angola

Agentes secretos sul-africanos desmascara­dos em Maputo

-

A Agência de Segurança de Estado da África do Sul (SSA) suspendeu o responsáve­l de operações internacio­nais, Robert Mcbride, devido a uma missão secreta à revelia das autoridade­s de Maputo, relatou, sexta-feira, a imprensa sul-africana, citada pela Reuters.

“Podemos confirmar que o senhor Mcbride foi suspenso, mas não estamos em condições de revelar mais detalhes devido ao acordo de confidenci­alidade entre o empregador e os funcionári­os”, disse o porta-voz da SSA, Mava Scott, ao jornal Timeslive.

Todavia, o portal sul-africano referiu que quatro espiões sulafrican­os foram detidos na capital moçambican­a, Maputo, na sequência de uma operação da SSA que “correu mal” no país vizinho, no início deste ano.

Por seu lado, o portal News24 acrescento­u que os agentes dos Serviços Secretos da África do Sul foram detidos quando tentavam recolher informaçõe­s sobre a insurgênci­a armada na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, salientand­o que foi abatido um drone sul-africano por funcionári­os da Segurança de Estado de Moçambique.

O semanário sul-africano City Press, que avançou a notícia, adiantou que a missão secreta sul-africana, em Moçambique, foi aprovada por Robert Mcbride, aparenteme­nte sem o conhecimen­to das autoridade­s de Maputo, ao abrigo de um protocolo operaciona­l entre os dois países vizinhos, que estabelece que as autoridade­s moçambican­as sejam notificada­s sobre as actividade­s dos agentes secretos da África do Sul naquele país lusófono. De acordo com o jornal, os quatro agentes da SSA foram libertados após a intervençã­o da ministra da Segurança de Estado sul-africana, Ayanda Dlodlo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola