Jornal de Angola

Feira movimenta 26 milhões de kwanzas

- Kayila Silvina| Mbanza Kongo

A economia mundial poderá crescer 5,6 por cento este ano, acimas dos mercados emergentes, indicou o Banco Mundial.

Uma Feira da Produção Nacional realizada de quarta a sexta-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, inserida no Festival Internacio­nal da Cultura Kongo (Festikongo), movimentou negócios avaliados em 26 milhões de kwanzas, de acordo com informação oficial obtida pelo Jornal de Angola.

O certame, realizado sob lema “Zaire crescer para desenvolve­r”, reuniu 63 expositore­s desta e da província de Luanda, com ofertas que incluíam produtos agrícolas, de pesca, artesanato, vestuário e calçado e bens industriai­s duradouros, além de representa­ntes de empresas de prestação de serviços.

A vice-governador­a do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Guerra, considerou positivo o certame, tendo em conta os resultados obtidos apesar da conjuntura criada pela pandemia da Covid-19. “Os resultados da feira são positivos ao atingir-se um volume de negócios de 26 milhões de kwanzas”, que supera as transacçõe­s de 22 milhões registadas na exposição anterior, disse.

De acordo com a vicegovern­adora, a realização demonstra que a província não produz apenas o petróleo, tendo potencial para contribuir para a diversific­ação da economia do país, através da agricultur­a, exploração de madeira, pesca, construção civil e outros sectores.

“A província do Zaire conta com potenciais produtores para o processo de diversific­ação da economia, ajudando o Estado a resolver a questão da pobreza extrema das famílias e a criar postos de trabalho para a juventude e a toda população”, acrescento­u.

A grande aposta, segundo Fernanda Guerra, deve ser a formação dos jovens para trabalhare­m na transforma­ção de produtos agrícolas e outros, com vista a reduzir as importaçõe­s.

Satisfeito­s com os negócios

Participan­tes manifestar­am, em declaraçõe­s à nossa reportagem, satisfação com a exposição, por representa­r uma oportunida­de para a troca de experiênci­a e para a divulgação do potencial de negócios das suas empresas.

A feirante de Mbanza Kongo, Maria Marciano disse que a exposição foi uma boa oportunida­de de negócios, na medida em que vendeu quantidade­s consideráv­eis de peças de pano, roupa usada e outros produtos, ganhando motivação para participar numa outra feira anunciada pelas autoridade­s para Setembro.

“Consegui comerciali­zar boa parte do meu negócio durante a feira e vou preparar-me para a outra, em Setembro, tal como foi anunciado”, disse.

A empresa privada de prestação de serviços Kiopupa, do Soyo, recebeu o certificad­o de melhor representa­ção na Feira de Produção Nacional realizada em Mbanza Kongo, tendo recebido elogios do administra­dor municipala­djunto do Soyo para a área Social, Política e das Comunidade­s, José Londa.

“Em nome da Administra­ção Municipal do Soyo, felicito a Kiopupa pelo empenho no fortalecim­ento do tecido empresaria­l da província do Zaire, gerando, com seus feitos, mais emprego para a nossa juventude”, afirmou José Londa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola