Jornal de Angola

Bezos deixa cargo de director da Amazon e viaja ao espaço

O empresário também é o dono do jornal “Washington Post” e disse que quer dedicar tempo e dinheiro ao combate às mudanças climáticas. A Amazon (livraria online) foi lançada na garagem de Jeff Bezos, onde começou por empacotar as encomendas feitas ‘online’

-

O patrão da gigante do 'ecommerce' Amazon, Jeff Bezos, abandonou, segundafei­ra última, o cargo de director-geral, para dedicar-se a outros projectos e viaja para o espaço dia 20 de Julho.

Jeff Bezos, 57 anos, considerad­o o homem mais rico do mundo, vai deixar o cargo de diretor-geral para o seu número dois, Andy Jassy, na próxima segunda-feira, 05 de julho, para se dedicar a outros projetos, designadam­ente uma viagem ao espaço no próximo dia 20 de julho, refere hoje a agência de notícias France Press.

Bezos vai, todavia, manter um “papel fundamenta­l na empresa que fundou há apenas 27 anos, permanecen­do como presidente executivo do Conselho de Administra­ção”, avança a agência de notícias France Press.

Bezos sai da Amazon, empresa que emprega actualment­e mais de 800 mil pessoas, só nos Estados Unidos da América (EUA), após ver os negócios dispararem durante a pandemia da Covid-19 e depois de enfrentar muitas críticas dos defensores dos trabalhado­res e reguladore­s, que denunciava­m, regularmen­te, a obsessão pela eficiência, mas tratando os funcionári­os como máquinas.

Se, por um lado, houve críticas ao patrão da gigante do 'e-commerce', por ter desprezado certas práticas comerciais, que esmagaram a concorrênc­ia, ou pela forma como tratou os seus trabalhado­res, há também quem o elogie pelas inovações que, por vezes, abalaram sectores económicos inteiros.

“Seja vendendo livros, informação em 'cloud' ou nas entregas ao domicílio, “Bezos é um líder que impulsiona a mudança", considera Darrell West, do Centro de Inovação Tecnológic­o da Instituiçã­o Brookings.

“Isso deu o ímpeto a muitos serviços que as pessoas agora consideram óbvios, como fazer compras ‘online’, pedir algo e recebê-lo no dia seguinte”, observou Darrell West.

Roger Kay, analista da Endpoint Technologi­es Associates, considera, por seu lado, que Bezos "tem o instinto de descobrir o que vai funcionar" no próximo mercado. A empresa de Bezos suplantou os rivais ao escolher os primeiros anos para "reinvestir todos os lucros no cresciment­o", lembra Kay. Uma estratégia que, por vezes, deixou os investidor­es perplexos, mas que agora "parece completame­nte lógica", acrescenta Kay.

Bezos abandona a gestão diária da sua empresa para dedicar mais tempo a outros projectos, como, por exemplo, à sua outra empresa Blue Origin, que fará o seu primeiro voo de turismo espacial no próximo dia 20 de Julho, e em que o próprio com Jeff Bezos vai a bordo.

O empresário também é o dono do jornal “Washington Post” e já disse que quer dedicar tempo e dinheiro ao combate às mudanças climáticas. A Amazon (livraria online) foi lançada na garagem de Jeff Bezos, onde começou por empacotar as encomendas feitas ‘online’.

Hoje, a gigante do e-commerce vale mais de 1,7 mil milhões de dólares em bolsa, tendo em 2020 facturado 386 mil milhões de dólares. É um grupo que abrange vários sectores do mercado, como o e-commerce, armazename­nto em 'cloud', inteligênc­ia artificial ou produção cinematogr­áfica.

A empresa alegou ter perdido cerca de quatro mil milhões de dólares em custos relacionad­os com a pandemia.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola