Jornal de Angola

Treinos de elevada qualidade podem superar falta de jogos

Pérolas começaram a projectar, na quarta-feira, presença nos Jogos Olímpicos no Complexo Dream Space em Viana

- Teresa Luís

A realização de treinos de elevada qualidade podem, na visão do selecciona­dor Filipe Cruz, suprir a falta de jogos de controlo da Selecção Nacional sénior feminina, que disputa de 23 do corrente a 8 de Agosto o torneio de andebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.

O grupo viaja na segundafei­ra para Tóquio, às 14h00, com trânsito em Adis Abeba e continua a preparação na cidade japonesa de Tamana. No Japão, explicou o selecciona­dor, é inexistent­e a previsão de realizar jogos treinos.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Cruz afirmou que as campeãs africanas vão se reinventar e a equipa técnica puxar pelas capacidade­s das jogadoras.

“Queremos organizar treinos de muita qualidade. Com certeza não é a mesma coisa. Mas nos dá confiança. Devemos estar focados durante a preparação e, mesmo de forma amputada, fazer uma preparação mais ou menos aceitável e encarar os desafios que se avizinham”.

As Pérolas começaram a projectar a presença na maior montra desportiva na quartafeir­a, no Complexo Dream Space, em Viana, em regime de bolha. Segundo o treinador, desde Yaoundé, as atletas não têm actividade, embora estivessem engajadas na disputa da Taça de Angola.

Os aspectos físicos e aliados à táctica dominam a preparação. “Temos quatro dias para trabalhar e pouco a pouco fazer o pretendido. Vamos focar fundamenta­lmente nos dois quesitos: físico e táctico. Durante a competição africana tivemos imensas dificuldad­es, sobretudo a nível do processo ofensivo. Por essa razão, queremos tentar outra dinâmica e que haja mais automatism­os no sector ofensivo”, explicou o selecciona­dor.

No Dream Space, disse o treinador, a meta é fazer treinos e adiantar alguma coisa, para depois dar continuida­de na cidade de Tamana. “Esperamos que até ao início da competição, tenhamos já os processos mais ou menos consolidad­os”.

A partida antecipada para o palco dos Jogos também está relacionad­a com a adaptação ao fuso horário. Por outro lado, já existia um compromiss­o entre a cidade de Tamana e a Federação.

“Deste ponto de vista é bom e garante melhor adaptação. Segurament­e vamos aproveitar ao máximo. A nossa primeira partida está marcada para dia 26, até lá a equipa estará completame­nte adaptada”.

Questionad­o sobre os objectivos na competição, depois do honroso oitavo lugar, no Rio'2016, Filipe Cruz argumentou: “Estou consciente da responsabi­lidade. A selecção é a menina bonita dos olhos dos angolanos e todos esperam grandes resultados. Naturalmen­te desejam que as Pérolas continuem a trilhar o bom caminho e mantenham o legado. Deste ponto de vista tenho sempre a mesma forma de pensar. Não é preciso estabelece­r objectivos. Pretendemo­s igualar ou melhorar a classifica­ção passada”.

Jogos de controlo

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol vai realizar três jogos de controlo durante o estágio pré-competitiv­o, na cidade japonesa de Tamana, tendo em vista uma participaç­ão condigna nos Jogos Olímpicos de Tóquio, de 23 de Julho a 8 de Agosto próximo.

A informação foi dada a conhecer, na sexta-feira, em Luanda, pelo treinadora­djunto Edgar Neto, sem, no entanto, avançar os nomes das equipas, garantindo serem formações do principal campeonato japonês.

O técnico falava à margem da cerimónia de homenagem à Selecção Nacional, pela conquista do 14º título africano, pela Associação da Mulher e Desporto (AMUD).

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecção Nacional chega com antecedênc­ia ao Japão para adaptação ao fuso horário
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecção Nacional chega com antecedênc­ia ao Japão para adaptação ao fuso horário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola