Jornal de Angola

Jovens beneficiam de micro-créditos no Zaire

Objectivo das autoridade­s é fomentar a criação de pequenas empresas, no âmbito do programa de combate ao desemprego nas comunidade­s

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

A ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, fez, ontem, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a entrega simbólica de 346 microcrédi­tos a jovens, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE).

Nesta primeira fase do PAPE, cada um dos 346 jovens, dos municípios de Mbanza Kongo e do Tomboco, formados pelo Instituto de Formação Profission­al (INEFOP), recebeu um cartão de débito com 320 mil kwanzas, com a previsão de criarem 497 novos postos de trabalho.

O projecto prevê beneficiar, na segunda fase, 123 jovens, com a perspectiv­a de criação de 251 novos postos de trabalho na região.

Durante o acto de lançamento do PAPE, a ministra Teresa Rodrigues Dias entregou, igualmente, 61 kits de ferramenta­s de trabalho, de diversas especialid­ades, que vão permitir criar 202 novos postos de trabalho.

“O maior contributo deste programa na vida do cidadão tem sido a formalizaç­ão das actividade­s económicas, por via da inscrição dos beneficiár­ios no sistema de Protecção Social do Instituto Nacional da Segurança Social, registo da actividade através das Administra­ções locais e na Administra­ção Geral Tributária (AGT), reconverte­ndo a actividade informal em formal”, disse Teresa Rodrigues Dias.

Segundo a ministra, o Executivo angolano assumiu como um dos eixos de actuação a implementa­ção de programas que visam o aumento dos níveis de empregabil­idade, como mecanismo de combate à pobreza e à exclusão social.

“O projecto visa fomentar e apoiar o espírito de iniciativa na juventude, sobretudo daqueles que estão no início do seu negócio e que muitas vezes precisam apenas de um pequeno incentivo financeiro, de equipament­os ou melhoria das condições do seu espaço de trabalho em matéria de higiene e segurança, bem como aos empreended­ores já estabeleci­dos, de micro e pequenas empresas”, disse.

Para a governante, o lançamento do PAPE na região vai permitir desenvolve­r acções formativas de curta duração, em especialid­ades técnicas, designadam­ente técnico de instalação de antenas parabólica­s, manutenção de geradores de pequeno porte, decoração, culinária e pastelaria, design gráfico, entre outras, que habilitarã­o os jovens no acesso ao mercado de trabalho.

A par dos micro-créditos e entrega de kits de ferramenta­s de trabalho, a ocasião serviu igualmente para a entrega de certificad­os e carteiras profission­ais a 151 jovens, na sequência da assinatura de três protocolos de cooperação entre o INEFOP, duas instituiçõ­es de ensino e uma empresa, que permitiram a integração de três jovens nos seus quadros, de um total de sete inscritos.

A ministra destacou o facto de estar em curso a requalific­ação do centro de formação técnico-profission­al do Kiowa, em substituiç­ão das unidades móveis, que vai melhorar as condições e a qualidade da formação ministrada na região.

Por seu turno, o governador provincial do Zaire, Pedro Makita Júlia, aproveitou a ocasião para destacar os vários programas que o Executivo leva a cabo, como o Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi), O Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), o Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) e outros que têm transforma­do a vida dos cidadãos.

De salientar que, a ministra Teresa Rodrigues Dias desloca-se hoje ao município do Tomboco, a cerca de 170 quilómetro­s de Mbanza Kongo, onde, no âmbito do PAPE, vai, também, realizar acto semelhante.

Beneficiár­ios aplaudem

André Vicente Luzolo, 25 anos, formado em electricid­ade, em 2018, pelo INEFOP, ao receber o seu kit de ferramenta­s de trabalho, mostrou-se satisfeito, tendo garantido trabalhar com afinco para empregar outros jovens.

“O kit correspond­e a 244,399 kwanzas, com um período de carência de três meses e no quarto começo a pagar, com uma taxa unificada de 1.53/mês e 20 por cento por ano. Independen­temente do câmbio, o valor a pagar durante nove meses é fixo. Trabalho com cinco jovens e com este kit vamos crescer e oferecer mais serviços”, disse.

Já Suzana Mavinga, 28 anos, que formou-se em corte e costura, ao receber o micro-crédito, disse que vai optar por investir no negócio de bens alimentare­s, para melhor rentabiliz­ar o montante.

 ??  ??
 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MBANZA KONGO ?? Ministra Teresa Dias fez a entrega de instrument­os de trabalho
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MBANZA KONGO Ministra Teresa Dias fez a entrega de instrument­os de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola